Bem-estar Animal

1º Mutirão de Castração de 2024 totaliza 470 cães

Tutores que não levaram o pet no horário agendado e não justificaram terão cadastro excluído

Por:

Bianca Zaniratto

Atualizado:

castração_site.png

Silvano, com a filha Ana Julia e a pet Angel/Foto: Bianca Zaniratto

O 1º Mutirão de Castração de 2024 totalizou 470 cachorros em quatro dias. A ação é da Secretaria do Bem-estar Animal e acontece a cada dois a três meses. Os tutores devem ministrar ao pet a medicação pós-cirúrgica recebida e, em um período entre sete e dez dias após o procedimento, retirar os pontos.

Os tutores que não levaram os pets no dia e horário agendados e não justificaram a falta tiveram o cadastro excluído. Agora, precisam preencher o cadastro novamente e, consequentemente, vão para o final da fila. “O mutirão foi bom. O tempo ajudou, não choveu e não fez muito calor, mas o único problema são as faltas. Muita ausência sem avisar, sem justificar. Essas pessoas não têm responsabilidade. Apesar disso, as equipes estão de parabéns”, diz a secretaria do Bem-estar Animal, Cláudia De Giuli.

Além dos mutirões de castração, o Centro de Castração, anexo ao Hospital Veterinário da Unirp, atende de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. A ordem de agendamento do procedimento segue a fila única, mediante cadastro. Gatos estão sendo castrados no Centro de Controle de Zoonoses (CCZ).

‘Terapia’

O farmacêutico Igor Maurílio Traldi levou a pet Nala, 10 meses, para castrar. Ela estava sob tutela do Município quando foi adotada e, nesses casos, quando o animal atinge a idade mínima, o procedimento é agendado. “A castração é importantíssima para diminuir o número de animais abandonados e para prevenir doenças.” Igor tem outros dois cães, também castrados, e, para ele, ter um animal de estimação é uma “terapia”. “É o melhor amigo, companheiro e um amor que a gente não sabe explicar.”

Esse amor também está presente na família do instrutor de trânsito Silvano Bernardes do Nascimento. Todos foram acompanhar a vira-lata Angel na castração. “Animais trazem tranquilidade e, como temos criança, é ótimo.” A filha de Silvano, Ana Julia Fuzaro do Nascimento, 8 anos, adora interagir com a pet e quer ser médica veterinária quando crescer. “Temos várias brincadeiras”, diz a menina.

Retirada de pontos

Cães que foram submetidos à castração devem manter repouso até a retirada dos pontos, evitar contato com outros animais, principalmente machos com fêmeas que estavam no cio no dia da cirurgia. O tutor deve fazer a limpeza diária com água e sabonete no local da cirurgia e não administrar medicamentos sem orientação médica.

A retirada dos pontos deve ser feita pelo tutor, entre sete e dez dias após a cirurgia. Para o procedimento, os instrumentos – pinça e tesoura – devem estar higienizados. Lave corretamente as mãos. Com a ajuda de outra pessoa, posicione o animal de barriga para cima. Com a pinça, levante a ponta do fio e corte, com a tesoura, abaixo do nó. Puxe o fio para fora e repita o procedimento com todos os pontos.

Link para formulário de esterilização

mutirão.jpg
Tutores aguardam enquanto pets são submetidos à castração. Foto: Ivan Feitosa