BEM-ESTAR ANIMAL

6º Mutirão de Castração atende 568 animais

Nas cadelas, a castração evita a ocorrência de gestações indesejadas

Por:

Bianca Zaniratto

site_mutirão.png

Marco Aurélio Barbosa / SMCS

O 6º Mutirão de Castração da Secretaria do Bem-estar Animal de São José do Rio Preto atendeu 568 cães em quatro dias. Foram 455 fêmeas, atendidas nos três primeiros dias, e 133 machos, esterilizados nesta quinta-feira (23). A ação aconteceu no Pet Park e os tutores cujos animais foram submetidos ao procedimento recebem a medicação pós-cirúrgica.

“Esses mutirões representam uma conquista muito grande para o município. Estamos no sexto mutirão de 2023 e são milhares de castrações anuais nessas ações. Apesar de muita falta e irresponsabilidade dos tutores que não comparecem ao agendamento, trabalhamos com muito amor e carinho”, afirma a secretária do Bem-estar Animal de Rio Preto, Cláudia De Giuli. Os mutirões seguirão em 2024, além do serviço permanente de esterilização de gatos.

A porteira Vanessa Cristiane Vieira, 30 anos, aproveitou a ação e levou a cachorra Lessi para ser submetida à castração. A cadela está com pseudogestação. “Adotamos quando ela era filhote. Ter um animal de estimação deixa a vida mais leve. Brincamos o dia todo”, conta Vanessa, acompanhada da dona de casa Simone Cassiano, 36 anos.

Quem também aproveitou para levar o pet no mutirão foi técnico em manutenção Fernando do Prado Ribeiro Junior, 52 anos. A cadela capa preta Bella tem seis anos. “A castração é muito importante, pois diminui o risco de doenças.” Ribeiro Junior elogiou a estrutura montada no Pet Park para receber a ação.

“O Pet Park foi pensado para isso, não somente como um lugar de passeio e brincadeiras com seu pet, mas também para mutirões de castração, feiras e outros eventos. Para o ano que vem, vamos construir banheiros e fazer uma cobertura. Vamos melhorando a estrutura”, conta Cláudia.

Benefícios

Em fêmeas, a castração evita a ocorrência de gestações indesejadas e, consequentemente, o abandono de ninhadas nas ruas. Além disso, o procedimento diminui a incidência de tumor de mama, ovário e útero, e previne o desenvolvimento de piometria (infecção uterina) e gestação psicológica.

Em machos, diminui a agressividade e hábitos como demarcação de território com urina, assim como contribui para a diminuição de doenças.

Formulário

Para entrar na fila de castração, basta preencher o formulário abaixo ou solicitar pessoalmente no Poupatempo ou na Prefeitura Regional Norte.

FORMULÁRIO PARA CASTRAÇÃO CÃES E GATOS