Novo olhar

Alunos da rede municipal comemoram a entrega dos óculos

Programa Meu Novo Olhar entrega mais 19 óculos para alunos da EM Deputado Arlindo dos Santos

Por:

Josy Caetano

Atualizado:

Cópia de Cópia de PORTAL HD (1280 x 720 px) (1).png

Ivan Feitosa / SMCS

Os alunos da Escola Municipal Deputado Arlindo dos Santos, no Parque Industrial, receberam a visita do Prefeito Edinho Araújo e da secretária de Educação, Fabiana Zanquetta, durante a manhã desta terça-feira, dia 2/7.

Acompanhados do deputado estadual Itamar Borges e dos vereadores Karina Caroline e Robson Ricci, os alunos contemplados com os óculos oferecidos pelo Programa Meu Novo Olhar contaram como está sendo a rotina após a chegada dos acessórios.

As crianças passaram pelos exames de acuidade visual realizados em todas as escolas de Ensino Fundamental da rede, através da parceria entre as secretarias de Educação e Saúde. Quando identificadas alterações, as crianças foram encaminhadas para consultas oftalmológicas no Centro de Especialidades.

Uma outra parceria com a rede Mercadão dos Óculos possibilitou que os óculos fossem oferecidos gratuitamente para cada um desse alunos, pelo projeto Olhares do Bem, uma iniciativa que visa erradicar os números de evasão escolar associados a doenças oculares não diagnosticadas. A cada óculos completos vendidos com lentes Eurolux 4K, um óculos de visão simples é doado para uma criança em situação de vulnerabilidade social.

“A nossa maior preocupação é poder oferecer qualidade de vida para as crianças, para que possam aprender sem qualquer dificuldade e, sabemos que alterações na visão comprometem muito o aprendizado. Poder concluir todo o processo, desde a primeira avaliação com os agentes de saúde das UBSs até a entrega dos óculos prontos é uma grande satisfação”, disse o Prefeito Edinho.

A secretária Fabiana também destacou a importância do Programa Saúde na Escola, realizado pelos Agentes de Saúde. “É através deste primeiro momento que é feita a triagem dos alunos que podem apresentar alterações visuais, junto com os professores, que também identificam as dificuldades em sala de aula”, acrescentou.

Mariana Mancilha Rodrigues, mãe das gêmeas Heloisa e Helena, alunas do 3º ano, agradeceu a oportunidade que o programa ofereceu para as filhas. “A Heloisa sempre apresentava vermelhidão nos olhos e o diagnóstico era alergia. Após a avaliação aqui na escola foi encaminhada para o oftalmologista e identificada a necessidade do uso dos óculos. Nunca mais apresentou a vermelhidão. Sou muito grata a esta oportunidade”, relatou a mãe.

O Programa Meu Novo Olhar avaliou mais de 17 mil crianças matriculadas nas escolas municipais de Rio Preto e entregou mais de 250 óculos completos, com armação e lentes.