Assinada a ordem de serviço para obras de infraestrutura na Favela Marte

Etapa de reurbanização da Favela Marte 3D terá construção das redes de água, esgoto, drenagem pluvial e pavimentação

Por:

Comunicação Social

52925827080_cf1d6f8774_c.jpg

Comunicação Social

Representantes da Prefeitura, do governo do Estado e instituições apoiadoras do projeto Favela Marte 3D participaram, nesta quinta-feira, 25, da cerimônia de assinatura da ordem de serviço para as obras de infraestrutura do núcleo residencial que está sendo construído em Rio Preto. O local vai abrigar cerca de 600 moradores, as 239 famílias que deixaram a ocupação e foram abrigados em imóveis com aluguel social bancado pelo projeto.

O secretário de Desenvolvimento Urbano e Habitacional, Marcelo Branco, ressaltou que “o governo do Estado está muito empenhado nesse projeto da Favela Marte 3D e as obras de reurbanização não pararam um só dia. Estão dentro do cronograma inicial previsto e a construção das casas está avançando dia a dia. Das 239 unidades habitacionais, hoje já temos 64 casas com paredes levantadas”, falou o secretário.

Estima-se investimentos de R$ 58 milhões, com meta de conclusão até o final de 2023, para retorno dos moradores. O Estado está investindo cerca de R$ 28 milhões, a Prefeitura de Rio Preto estima destinar mais de R$ 15 milhões, enquanto a mesma quantia é projetada por meio do trabalho da ONG Gerando Falcões e do Instituto As Valquírias, com captações junto à iniciativa privada.

O projeto inclui a transferência provisória de moradores contemplados com aluguel social, possibilitando a revitalização da área, que receberá moradias equipadas com geladeira, micro-ondas e fogão, água e saneamento, eletricidade e área de lazer.

A etapa atual é de responsabilidade da Prefeitura de Rio Preto, que irá construir o sistema de infraestrutura, como as redes de água e esgoto, drenagem pluvial e pavimentação das ruas.

O projeto geral prevê ainda oferta de serviços e equipamentos públicos de saúde, educação, capacitação profissional e acompanhamento social. Obra do Estado, a Praça da Cidadania será um ponto de encontro para convivência, debates e apresentações culturais. Outro objetivo do plano é dotar as moradias de placas fotovoltaicas, para economicidade de energia, e oferecer internet gratuita de alta velocidade.

O prefeito Edinho Araújo lembrou que essa obra de reurbanização da Favela Marte é um case de sucesso, que servirá de exemplo para todo o país graças a uma grande parceria entre o Estado, o município, ONGs e a sociedade civil.

“Um novo acesso à favela está sendo estudado pelos técnicos e em pouco tempo o governo de Estado e a Prefeitura darão uma solução adequada, apresentando um projeto para o local”, lembrou o prefeito Edinho Araújo.

Participaram da assinatura da ordem de serviço para o início das obras o secretário de Desenvolvimento Urbano e Habitação do Estado, Marcelo Branco; o prefeito Edinho Araújo, o diretor de Obras da CDHU, Silvio Vasconcelos, além do secretário municipal da Habitação, Manuel de Jesus Gonçalves, e do engenheiro Sérgio Issas, representando o secretário de Obras, Israel Cestari Jr.

Também estiveram presentes à solenidade de assinatura da ordem de serviço, os deputados estaduais Itamar Borges e Valdomiro Lopes, os secretários municipais Jair Moretti (Governo), Zeca Moreira (Chefe de Gabinete); Jean Charles (Segurança), Vitor Cornachioni (GCM), Fabiana Zanquetta (Educação), o superintendente do Semae, Nicanor Batista Jr, e assessores de outras secretaria municipais.

Participaram ainda da assinatura da ordem de serviço a presidente do Instituto As Valquírias, Amanda Oliveira, o presidente da associação dos moradores da Favela Marte, Benvindo Nery, e parte dos moradores.

Texto: Marisa Amorim/Secretaria da Comunicação
Fotos: Ivan Feitosa/Pref. Rio Preto