Assistência Social faz programação especial em alusão ao Junho Violeta

Campanha faz referência ao Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa

Por:

Thayla Azevedo

Atualizado:

Junho Violeta.jpg

Comunicação Social

Rodas de conversa em alusão à campanha Junho Violeta serão realizadas nas unidades da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) a partir do dia 18/6. Esta iniciativa faz parte de um movimento nacional promovido no mês de junho, em referência ao Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa, comemorado anualmente em 15 de junho.

O principal objetivo da campanha é sensibilizar a população sobre a existência de diferentes formas de violência contra a pessoa idosa e destacar a importância de denunciar tais atos.

A ação acontecerá nos Centros de Convivência da Família e do Idoso (CCF e CCI). As rodas de conversa organizadas pela Semas proporcionarão um espaço de diálogo e reflexão, abordando temas como os tipos de violência, formas de prevenção e os canais de denúncia disponíveis.

A Secretária de Assistência Social, Helena Marangoni, destaca a importância dessa iniciativa. "É fundamental que a sociedade esteja atenta e sensibilizada para a questão da violência contra a pessoa idosa. As rodas de conversa do Junho Violeta são uma oportunidade para divulgar informações essenciais e incentivar a denúncia de violação de direitos”.

O tema também está sendo abordado desde o início do mês nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), com os grupos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV).

No ano passado, 2023, foram acompanhados por meio do Serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos (PAEFI), executado pelos Centros de Referência Especializados de Assistência Social (CREAS), 305 casos de violência contra pessoas idosas, envolvendo violências psicológica/moral, física, negligência, abandono, autoprovocada, entre outras.

Para denunciar, a população pode ligar para o Disque 100 (Disque Direitos Humanos), para o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa (CMDPI), no número 17 3211-1850, ou acionar a Polícia Militar pelo 190 em caso de emergência.

18/6 - Centro de Convivência do Idoso (CCI)
Endereço: Rua Luís Figueiredo Filho, 1234 - Jardim Novo Mundo

20/6 - Centro de Convivência da Família (CCF) Cidadania