Autismo é tema de formação continuada para coordenadores pedagógicos

Profissionais do ensino fundamental e da educação infantil foram divididos em grupos para a possibilidade de atendimento mais personalizado

Por:

Comunicação Social

WhatsApp-Image-2023-06-30-at-11.40.31.jpg

Comunicação Social

Coordenadores pedagógicos das escolas da rede municipal de ensino participaram na quinta-feira, dia 29, no Complexo da Swift de Educação e Cultura, do curso de formação continuada sobre autismo, ministrado pela professora da Educação Especial Carolina Ramos de Freitas Oliveira.

O trabalho de formação desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação (SME) é fruto de uma articulação entre a equipe de capacitação e a gerência da Educação Especial, com a finalidade de levar conhecimento até as escolas, uma vez que os gestores são responsáveis também pela formação dos professores em sala de aula.

“A proposta é que continue essa formação no segundo semestre. Agora a formação vai acontecer bimestralmente com os gestores das escolas. Em agosto nós teremos a continuação do tema, que é o autismo”, diz Carolina de Oliveira.

Foram organizados seis encontros em que os coordenadores foram divididos em grupos, como explica a professora. “Dividimos para ter menos coordenadores para que a gente conseguisse alcançá-los, poder escutá-los mais. Uma estratégia importante para que a reflexão deles fosse assertiva”, disse Carolina.

Segundo Juliana Audi, Gerente de Capacitação da SME, os grupos proporcionam aproximação dos educadores, aumentam a sinergia entre os profissionais envolvidos.

“Dividimos da seguinte forma, dois grupos do Ensino Fundamental e quatro grupos da Educação infantil com o objetivo de firmar uma parceria entre coordenador pedagógico e o profissional do Atendimento Educacional Especializado (AEE) que atua na escola. Eles estão participando das reuniões em conjunto para que o estudo aconteça simultaneamente, já que a ideia é aumentar o diálogo entre eles, melhorar o trabalho que já acontece dentro da escola”, afirma Juliana.

Texto e foto: Cristiano Furquim / Secretaria de Educação