AGRICULTURA E ABASTECIMENTO

Banco de Alimentos é referência para municípios da região de Barretos

Prefeitura de Rio Preto atende a 1.600 famílias vulneráveis com cestas básica e de hortifrútis

Por:

Marcella Moreira

Atualizado:

Grupo de Barretos visita banco municipal de alimentos

Ivan Feitosa / SMCS

O Banco Municipal de Alimentos de São José do Rio Preto, equipamento da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, recebeu nesta quinta-feira, 20 de junho, a visita de uma comitiva da Comissão Regional de Segurança Alimentar e Nutricional da região de Barretos.

Coordenadora do grupo, Jussara Mega explica que o interesse no equipamento rio-pretense surgiu por indicação de qualidade.

“Em nossa regional não existem Bancos de Alimentos, nem mesmo os Conselhos de Segurança Alimentar e Nutricional. Então, buscamos o município que tinha um serviço considerado exemplar para nos orientarmos”, compartilha.

A coordenadora tem expectativa que cada município integrante da Comissão busque na experiência bem-sucedida de Rio Preto um modelo para suas próprias realidades.

Estiveram presentes representantes das cidades de Altair, Bebedouro, Monte Azul Paulista, Taiaçu, Terra Roxa, além da própria Barretos. Na próxima semana, uma segunda metade do grupo fará nova visita ao Banco.

A visita foi dirigida pela coordenadora de Segurança Alimentar e Nutricional Claudinéia Delfino e pela nutricionista Sara Zanchini, responsável pelo Banco Municipal de Alimentos.

“Nós atendemos famílias em situação de vulnerabilidade com alimentos que a gente compra por meio dos Programas de Aquisição de Alimentos junto à agricultura familiar, de doações de parceiros e também da produção própria realizada pela Secretaria de Agricultura e Abastecimento”, explica Claudinéia.

O Banco atende 1.600 famílias com cestas de hortifrútis distribuídas semanalmente e cesta básica distribuída mensalmente, por meios da UNISANs (Unidade de Segurança Alimenta e Nutricional) espalhadas pelos territórios.

Os beneficiários são triados e referenciados pelos CRASs (Centros de Referência de Assistência Social), da Secretaria de Assistência Social.

Qualquer pessoa e instituição pode ser doador parceiro do Banco de Alimentos. Para isso, basta entrar em contato com a Secretaria de Agricultura e Abastecimento, pelo telefone 3232-0016.