OFEREÇA UM LAR

Bem-estar Animal faz campanha de adoção

Ação acontece neste sábado, 14/6, no Shopping Cidade Norte, das 15h às 18h

Por:

Bianca Zaniratto

Atualizado:

Goham é um poodle super simpático e tranquilo que foi resgatado após perder a tutora. Ele chegou em abril, com outros 12 companheiros, em uma situação de penúria: sujo, maltratado e assustado. Agora, está saudável e foi castrado, microchipado, vermifugado e vacinado. Prontinho para ser levado para um lar cheio de amor e carinho!

O pet estará na campanha de adoção que a Secretaria do Bem-estar Animal de Rio Preto promove neste sábado, 15/6, no Shopping Cidade Norte, das 15h às 18h. Além dos animais que estarão no evento, há outros 35 cães saudáveis aguardando adoção no Hospital Veterinário da Unirp.

“Esse trabalho realizado a partir do contrato entre Secretaria do Bem-estar Animal e Hospital Veterinário da Unirp é de grande valia, pois possibilita atuar no processo completo, desde o resgate de maus-tratos ou atropelados sem tutor, passando pelo tratamento e recuperação e, enfim, a adoção, quando esse animal é encaminhado para um lar. Portanto, é uma tarefa que traz um propósito muito digno a todos que atuam nessa função”, diz o secretário Diego Borges Lourenço.

Como os animais acolhidos são provenientes de casos de maus-tratos ou vítimas de atropelamentos, geralmente necessitam de cirurgias de emergência e tratamentos veterinários variados. “O Branquinho, por exemplo, chegou atropelado, com uma ruptura no baço. Identificamos a existência de um tumor no órgão. Fizemos a cirurgia e o tratamento. Agora, está saudável. É um animal super dócil, sociável e não vai mais crescer. Ele se adapta muito bem em espaços pequenos, como um apartamento”, conta o médico veterinário Felipe Franco Nascimento, responsável pelo setor de clínica médica de pequenos animais do Hospital Veterinário da Unirp. O Branquinho está sob tutela do município desde janeiro deste ano.

branquinhoadocao.png
Branquinho está saudável e com muita energia. Foto: Fabrício Spatti/Pref. Rio Preto

Assim como o vira-latas, vários animais chegam bravios, arredios, assustados, desconfiados, doentes e, aos poucos, à medida que recebem tratamento médico veterinário e o amor e carinho dos profissionais, mostram-se dóceis, amorosos, festivos e companheiros. “Com certeza, o ambiente influencia muito o animal. Às vezes, ele não é bravo, mas está em um ambiente insalubre e só tem contato com o tutor, então fica muito agressivo”, afirma o médico veterinário Lucas Martins Furtado, diretor da Secretaria do Bem-estar Animal. "Nossos animais disponíveis para adoção são todos amorosos e merecem um lar cheio de amor e carinho", complementa o profissional.

Requisitos

Para adotar um animal, é preciso portar documento pessoal com foto e comprovante de residência de Rio Preto, os quais podem estar em formato digital. Após conhecer as características dos pets e passar por uma rápida entrevista, o processo é concretizado. Além dos cães que serão levados na campanha, os demais ficam disponíveis para que futuros tutores possam conhecê-los, no Hospital Veterinário da Unirp.

“Durante a decisão de adotar um cãozinho ou um gatinho, é preciso pensar em alguns fatores, para que o processo seja bem-sucedido, como a disponibilidade de espaço adequado ao porte do animal, de tempo para passeios, brincadeiras e limpeza do ambiente, e aporte financeiro para gastos com ração e com eventuais tratamentos. Tudo isso para que seja possível dar uma vida digna e muito amor para um animal que já sofreu maus-tratos ou foi vítima de atropelamento”, lembra o secretário Diego.

Além do Cidade Norte, o Mercadão Agropet Express é parceiro no evento. Os animais estarão à espera dos tutores na frente das Casas Bahia. “O Shopping Cidade Norte faz questão de promover ações gratuitas voltadas à causa animal, principalmente com parceiros tão engajados nesta área. A adoção de um animalzinho é um ato de amor, que exige também responsabilidade”, afirma a gerente de marketing do Shopping Cidade Norte, Elaine Morília.

O Hospital Veterinário da Unir funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. É possível agendar um horário para conhecer os pets. Mais informações pelo telefone (17) 3201-3360.

Busca do Flickr

Confira nossos pets!

Campanha de Adoção
Data: 15 de junho de 2024
Local: Shopping Cidade Norte - na frente das Casas Bahia.