aceiros negros

Bombeiros coordenam nova queima preventiva para proteger floresta

Trabalho visa eliminar mato seco que poderia levar fogo até o interior das unidades de conservação

Por:

Daniel Martins

Atualizado:

queima controlada fase 2.jpg

Fabrício Spatti / SMCS

O Corpo de Bombeiros coordenou na manhã desta terça-feira, 25/6, a segunda etapa da operação de queima preventiva de vegetação seca, como forma de evitar incêndios em áreas florestais existentes na região do antigo Instituto Penal Agrícola (IPA).

O trabalho consiste em eliminar a vegetação seca, que não possui valor ambiental, por meio de uma queima controlada e planejada. O objetivo é formar faixas de terra sem vegetação, conhecidas como aceiros negros, que atuam como barreiras naturais. Dessa forma, previnem incêndios sem controle que avancem e ameacem as áreas protegidas. Ao remover o material combustível, os aceiros negros impedem a propagação descontrolada do fogo, garantindo a segurança das florestas e da biodiversidade local.

O trabalho visa proteger duas unidades de conservação: a Floresta Estadual do Noroeste Paulista (FENP) e a Estação Ecológica do Noroeste Paulista (EENP).

A operação foi articulada por meio do Comitê Gestor de Prevenção às Queimadas de São José do Rio Preto. A primeira etapa foi realizada no dia 12 de junho. Na próxima sexta-feira, 28/6, será realizado um encontro com membros do comitê para definir se uma terceira etapa de queima será necessária.

“Este é o terceiro ano que utilizamos a metodologia de manejo integrado do fogo para proteger nossas unidades de conservação, com muito êxito. Agora, precisamos fazer uma nova avaliação para determinar os próximos passos”, afirma o diretor da Defesa Civil de Rio Preto, coronel Carlos Lamin, que coordena o comitê.

Estratégias de prevenção de incêndios florestais

Manejo integrado do fogo (MIF)

Abordagem que utiliza o fogo de maneira controlada e planejada para reduzir riscos de incêndios descontrolados, promove a biodiversidade e valoriza práticas tradicionais. Combina aspectos ecológicos, socioeconômicos e técnicos e envolve, por exemplo, ações educativas.

Aceiro

Faixa de terra limpa de vegetação e materiais inflamáveis, criada para impedir a propagação de fogo que poderia avançar até a área a ser preservada.

Aceiro negro

Aceiro criado através da queima controlada de vegetação, eliminando mato sem valor ambiental que poderia servir de combustível para a propagação do fogo.

Queima controlada

Técnica que utiliza fogo de forma planejada e controlada em áreas delimitadas, com o objetivo de reduzir a quantidade de vegetação seca e materiais combustíveis que podem alimentar incêndios.

Busca do Flickr