• Prefeitura de São osé do Rio Preto

Aids

Campanha Fique Sabendo realizará busca ativa para testagem contra HIV

Ações serão realizadas entre 1º e 7 de dezembro nas unidades de saúde e locais públicos

Por:

Letícia Greco

Campanha-fique-sabendo-2023.png

Ivan Feitosa / SMCS

A 16ª edição da Campanha Fique Sabendo começa nesta sexta-feira, 1º de dezembro, dia em que se celebra o Dia Mundial de Luta Contra a Aids. A campanha é realizada pela Prefeitura de Rio Preto, por meio da Secretaria de Saúde, e conta com a parceria do Programa Estadual de IST/AIDS-SP.

O objetivo é ampliar o número de pessoas com conhecimento de seu status sorológico, e, em caso de resultado positivo para HIV ou sífilis, iniciar imediatamente o tratamento, realizado no Complexo de Doenças Crônicas Transmissíveis de Rio Preto.

A necessidade de ampliar o diagnóstico precoce do HIV/Aids e da sífilis deve-se ao fato de que muitas pessoas possuem os agravos, mas não sabem, uma vez que não apresentam os sintomas. "A epidemia é particularmente preocupante entre os jovens, homens que fazem sexo com outros homens, pessoas que usam drogas e profissionais do sexo", afirma a enfermeira e coordenadora do programa municipal de IST/Aids, Camila Ishizava.

Por isso, nesta edição, a campanha será focada na busca ativa desses públicos para realizar a testagem. Dessa forma, a equipe do Complexo intensificará os testes contra as infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) e estará em locais públicos com ações de aconselhamento, oferta de insumos de prevenção e testagem.

Confira a programação:
- 1º de dezembro, das 8h às 12h: Terminal Urbano de Rio Preto
- 2 de dezembro, das 9h às 13h: Mercado Municipal
- 4 de dezembro, das 8h às 12h: Plaza Avenida Shopping (em frente ao Centro Médico de Especialidades)
- 5 de dezembro, das 8h às 12h: Atacadão (Av. Alfredo Antônio de Oliveira, nº. 3355)
- 6 de dezembro, das 8h às 12h: Ceasa/Ceagesp
- 7 de dezembro, das 8h às 12h: Atacadão (R. Silva Jardim, nº. 4141)

Outras ações

A campanha também será realizada nas 29 unidades básicas de saúde, com oferta de testagem sorológica, orientação nas salas de espera, e ações extramuros. Nas unidades de saúde especializadas, haverá oferta de testagem sorológica durante os atendimentos de rotina. A equipe do Consultório na Rua também ofertará testagem sorológica, aconselhamento e educação em saúde durante as atividades de campo.

No Complexo de Doenças Crônicas Transmissíveis, a população pode realizar o teste rápido ou o convencional para HIV, sífilis e hepatite B, de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h.

Complexo de Doenças Crônicas Transmissíveis

O Complexo de Doenças Crônicas Transmissíveis é um serviço da rede municipal de saúde composto pelo Ambulatório de Doenças Crônicas Transmissíveis (CTA) e pela Unidade de Prevenção em Doenças Crônicas Transmissíveis. O objetivo é trabalhar a prevenção combinada, promoção, testagem e diagnóstico, e acompanhamento ambulatorial aos pacientes com doenças crônicas transmissíveis, como IST/Aids, sífilis, hepatites virais, tuberculose e hanseníase.

O funcionamento é de segunda a sexta-feira, sem necessidade de agendamento prévio. Os horários são:
- Segunda-feira: das 7h às 21h
- Terça-feira: das 7h às 19h
- Quarta, quinta e sexta-feira: das 7h às 17h
O Complexo fica na Rua do Rosário, 1.903, na Vila Curti.

Desenvolvido por: Darok Viana | Comunicação Social

Prefeitura de São José do Rio Preto | MUNICIPIO DE SAO JOSE DO RIO PRETO - 46.588.950/0001-80

(17) 3203-1100 - Av. Alberto Andaló, 3030 - Centro, São José do Rio Preto - SP