• Prefeitura de São osé do Rio Preto

Ajuda humanitária

Campanha prioriza agora roupas de frio, cobertores e alimentos

Defesa Civil faz novas orientações com base nos pedidos vindos do Rio Grande do Sul

Por:

Daniel Martins

Atualizado:

Carregamento carreta Defesa Civil RS.jpg

Marcos Morelli / SMCS

A Defesa Civil de Rio Preto anunciou nesta terça-feira, 14/5, novas orientações para a campanha de ajuda humanitária em prol das vítimas de chuvas e enchentes no Rio Grande do Sul: agora, a prioridade é arrecadar roupas de frio (novas ou em bom estado), além de cobertores, mantas e alimentos da cesta básica.

“Os gaúchos estão enfrentando baixas temperaturas e precisam se proteger do frio. Então, além de cobertores e mantas, precisamos de roupas de inverno, como casacos, jaquetas e calças, entre outras”, afirma o diretor da Defesa Civil rio-pretense, coronel Carlos Lamin.

Já o envio de água mineral deixou de ser prioridade neste momento, pois o município de Canoas (RS), para onde estão sendo remetidos carregamentos que partem da Defesa Civil, está restabelecendo o sistema de abastecimento, além de já ter recebido diversas remessas dessa natureza.

“A Corsan [Companhia Riograndense de Saneamento] fez um trabalho muito rápido, resolveu o problema de uma importante Estação de Tratamento de Água e contamos com poços artesianos e caminhões-pipa. Então continuamos precisando de cestas básicas, cobertores e roupas de inverno. Essas são as prioridades”, diz o secretário-chefe do Escritório de Resiliência Climática e Defesa Civil (Eclima) de Canoas, José Fortunati, em mensagem de voz que chegou à Defesa Civil de Rio Preto.

Contribuições

Doações Alunos Unorte.jpg
Produtos arrecadados por universitários

Alunos do curso de medicina veterinária do Centro Universitário do Norte de São Paulo (Unorte) se mobilizaram para contribuir com a campanha coordenada pela Defesa Civil, angariando principalmente pacotes de ração para diferentes animais. Os produtos vão fazer parte das remessas para o Rio Grande do Sul.

Já o Conselho de Pastores de São José do Rio Preto (Coperp), em parceria com a Associação Projeto Imaginar, conseguiu mais de 20 mil garrafas de água mineral, que também foram direcionadas à Defesa Civil.

Nesta terça-feira, dois caminhões carregados partiram da Defesa Civil, levando mantimentos às equipes do Rio Grande do Sul.

Campanha - Defesa Civil

✅ Itens prioritários:

Alimentos, cobertores e mantas e roupas de frio, novas ou em bom estado: casacos, moletons, jaquetas, blusas de lã, suéteres, camisetas de manga comprida, calças grossas ou térmicas, meias grossas, cachecóis, luvas, toucas ou gorros, entre outros.

👍 Itens aceitos: Água mineral, alimentos da cesta básica, ração para pets, produtos de higiene pessoal, itens de limpeza, cobertores e mantas (novos ou em bom estado).

❌ Itens não aceitos: não são recebidos outros itens, como móveis e eletrodomésticos.

📍 Pontos oficiais de arrecadação

• Defesa Civil

De segunda a sexta-feira, das 8h às 17h
Rua Campos Salles, 1866, bairro Boa Vista.

• Riopreto Shopping (até 15/5)

De segunda a sábado, das 10h às 22h; domingo, das 12h às 20h.

• Unidades da rede Ultragaz

◽ R. Waldemar Sanches, 1064, Cidade Nova