• Prefeitura de São osé do Rio Preto

AÇÃO ITINERANTE

Centro de Controle de Zoonoses promove ação na Estância Santa Clara

Moradores podem levar seus animais de estimação para avaliação de zoonoses e vacinação antirrábica

Por:

Letícia Greco

Cópia de Cópia de PORTAL HD (1280 x 720 px) (2).png

Comunicação Social

O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) promove neste sábado, 17/2, mais uma edição do “CCZ na comunidade”. A ação será no Núcleo da Esperança, na Estância Santa Clara, das 8h30 às 11h30, e incluirá avaliação de zoonoses e vacinação antirrábica.

O local foi escolhido em decorrência da confirmação da Raiva em um morcego coletado na Estância. "Os morcegos são hoje os principais transmissores da doença no estado. Por isso, é muito importante manter os cães e gatos com a vacina em dia, pois ela é única forma de prevenção à Raiva", afirmou a gerente do Zoonoses, Karina Caldo.

Em 2023, o CCZ coletou 348 amostras para investigar a Raiva e identificou dois morcegos positivos para a doença. Já em 2024, o serviço coletou – até o momento – 38 amostras, com dois morcegos positivos.

A vacina contra a Raiva deve ser aplicada anualmente em cães e gatos, a partir dos quatro meses de vida. Além da vacinação, os moradores também poderão realizar avaliação clínica para Esporotricose, em gatos, e para Leishmaniose, em cães.

Para participar da ação, é necessário apresentar documento de identificação. Os gatos devem ser levados em caixas de transporte.

CCZ na comunidade

Data: 17/02/24

Horário: das 8h30 às 11h30

Local: Núcleo da Esperança – Av. Estrada Dr. José Perozzin – Res. Santa Ana