DEFESA DO CONSUMIDOR

Com unidade móvel, Procon leva esclarecimentos e serviços ao Centro

Equipe esteve na praça Rui Barbosa das 9h às 11h desta quarta-feira e atendeu cerca de 15 pessoas

Por:

Daniel Martins

Atualizado:

Procon Móvel - Praça Rui Barbosa.jpg

Ivan Feitosa / SMCS

O Procon Móvel realizou nesta quarta-feira, 19/6, uma ação na praça Rui Barbosa, no Centro de Rio Preto, prestando atendimento a cerca de 15 consumidores.

Uma das primeiras pessoas a ser atendida conhece bem o local: o engraxate José Ricardo Nascimento, que atua na praça Rui Barbosa há 27 anos. “Percebi que eles estavam aqui e fiquei muito feliz. Facilita para mim e para a população”, diz.

Nascimento buscou assistência a fim de facilitar as conversas com uma instituição bancária, com quem negocia o pagamento de uma dívida. “Fui ajudar outra pessoa, que fez empréstimo com o meu cadastro, e acabei ficando com o nome sujo. A gente, que é autônomo, tem uma condição mais limitada, então estou conversando para que a gente faça um acordo melhor, com uma parcela mais em conta. Assim não fica muito apertado para o banco e nem para mim”, conta.

A diretora do Procon de Rio Preto, Renata Bolognini, diz que a intenção do Procon Móvel é justamente aproximar o serviço da população. “Agora, estamos intensificando as atividades da unidade itinerante. Onde houver público, nós estaremos. Inclusive, com a agenda aberta e aceitando sugestões”, afirma.

A maior parte dos atendimentos realizados pelo Procon Móvel se refere a esclarecimento de dúvidas. “Os principais temas que aparecem são pedidos de informação sobre troca de produtos, instituições bancárias, operadoras de telefonia e contratos. Quando é necessário, nós conseguimos registrar a reclamação na hora”, explica a diretora da instituição.

Próximos compromissos

No próximo domingo o Procon Móvel participa também da 7ª edição do Mutirão Pop Rua Jud e Ação de Cidadania, realizada no Espaço Eco - Santo Antônio. Ainda neste mês, a unidade itinerante passa pela praça Central do distrito de Engenheiro Schmitt (25/6) e pela unidade de saúde do distrito de Talhado (28/6). A programação do serviço tem datas agendadas até a primeira semana de julho (veja abaixo).

No último domingo, 16/6, a unidade itinerante do órgão de defesa do consumidor esteve na feira do bairro Solo Sagrado.

Unidade itinerante

O Procon Móvel está instalado em um veículo reboque climatizado, com dois postos de atendimento. Também é montada uma tenda ao lado do veículo, com a facilidade de atendimento a consumidores com limitações de mobilidade.

DataHoráriosLocalEndereço
23/06/24 - domingo8h às 12hEspaço Eco - Santo AntônioR. Geraldo Barbosa de Oliveira, 2901
25/06/24 - terça-feira9h às 12hEngenheiro SchmidtPraça Central
28/06/24 - sexta-feira9h às 12hUBS - Distrito de TalhadoR: Ezequiel Pinto Ribeiro n. 142