AVENIDA JOSÉ MUNIA

Começa montagem do Obelisco da Plaza de España

Obras são uma homenagem à comunidade espanhola e aos imigrantes hispânicos que contribuíram com o desenvolvimento de Rio Preto e região

Por:

Jaqueline Barros

Atualizado:

Cópia de Cópia de PORTAL HD (1280 x 720 px) (63).png

Fabrício Spatti / SMCS

Assinado pelo arquiteto Romeu Patriani, inspirado em cidades colonizadas pelos espanhóis e outras da própria Espanha, como Sevilha, Valência e a capital Madri, o projeto da Plaza de España começou a ganhar forma nesta terça-feira, dia 25 de junho.

Instalada em uma das principais avenidas de Rio Preto, entre as faixas de rolagem da avenida José Munia, em frente ao Shopping Plaza Avenida, a Plaza de España faz parte do Projeto Viva Praça – Colônia Viva, uma parceria público-privada, na qual o Poder Público cede a área para homenagear colônias de imigrantes. No local está sendo construído um Obelisco de 45 metros de altura (equivalente a um edifício de 15 andares) como homenagem à comunidade espanhola e aos imigrantes hispânicos que ajudaram a construir o desenvolvimento de Rio Preto e região.

O projeto arquitetônico da praça foi elaborado pela comunidade espanhola e apresentado à Prefeitura em setembro de 2018. O projeto de fundação precisou de aprovação do poder público. Já o obelisco precisou ser aprovado pela aeronáutica. A obra, avaliada em R$ 1,5 milhão, é patrocinada pelo Grupo Cabrera, como forma de homenagear o patriarca da família Antonio Cabrera Batista (1890-1970), que chegou ao Brasil em 1896, e seu filho Antonio Cabrera Mano (1930-2010), um dos primeiros descendentes da família a nascer na região, em Monte Aprazível.

“Tenho certeza de que este espaço democrático será um dos mais visitados da cidade e servirá de palco para grandes eventos culturais”, destacou o prefeito Edinho Araújo.

A previsão é de que o local seja inaugurado ainda no início do segundo semestre de 2024.

Busca do Flickr