Agenda Ambiental

Comissão da A3P realiza reunião com foco na economia de água e energia

Nova formação da Agenda Ambiental na Administração Pública promove primeiro encontro com foco na economia de recursos

Por:

Josy de Sá

Reuniao A3P-foto Ivan Feitosa.jpg

Ivan Feitosa / SMCS

A Comissão Municipal da Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P), realizou na tarde de ontem, 7/5, no Complexo Swift de Educação e Cultura, a primeira reunião com sua nova formação. Integram a comissão, mais de 30 representantes e seus respectivos suplentes das diversas Secretarias, Empresas Públicas e Autarquias do município.

Mudanças

A reunião foi iniciada com a fala da Secretária Municipal do Meio Ambiente, Kátia Penteado, que abordou sobre a importância das ações realizadas pela A3P. “Temos que ter consciência e cuidado com o meio ambiente desde nossos pequenos hábitos que em escala global tem grandes consequências. Estamos vivendo as consequências das mudanças climáticas seja com ondas de calor excessivo e seca aqui e catástrofes que vem acontecendo como no Rio Grande do Sul”, explanou a Secretária.

Na sequência a coordenadora do programa Leila Nasser Lopes explicou os objetivos da A3P, que são: sensibilizar os gestores públicos, para as questões socioambientais, promovendo a economia dos recursos naturais e redução dos gastos institucionais no âmbito da administração pública.

A coordenadora ainda explicou para os presentes, a importância do cumprimento dos seis eixos temáticos: uso racional dos recursos naturais e bens públicos; gestão adequada de resíduos gerados; melhoria da qualidade de vida no ambiente de trabalho; sensibilização e capacitação dos servidores; contratações de bens e serviços com sustentabilidade e implementação de critérios para construções sustentáveis.

Economia

O município de São José do Rio Preto aderiu ao programa Agenda Ambiental na Administração Pública, recebendo a certificação do Ministério do Meio Ambiente. Desde o ano passado, a Prefeitura Municipal por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo, vem implementando através da A3P uma nova medida para controlar e reduzir o consumo de energia e água de cada Secretaria e Órgão da Administração Pública, destacando a parceria com as empresas CPFL e Semae.

“Foi adotada pela Prefeitura, em 2023, a iniciativa proposta pela A3P onde a CPFL e o SEMAE, encaminham para a Secretaria da Fazenda as contas de energia e água que são enviadas individualmente para cada unidade, visando a implementação de economia de consumo. No ano de 2024, dando continuidade as ações do ano anterior, solicitamos que cada Secretaria e Autarquias e Empresas Públicas indique um responsável para acompanhar e fazer o monitoramento das referidas contas de água e de energia”, esclareceu Leila.

Em continuidade à reunião, as servidoras municipais Fernanda Porto, Paula Salgado e Cintya Lipai, representando a Secretaria Municipal da Fazenda, fizeram a demonstração da Cloud Empro e das respectivas planilhas de energia e água, que deverão ser alimentadas mensalmente. O preenchimento das planilhas resultará num gráfico gerado automaticamente que demonstrará se houve economia de cada unidade.

Seguindo o novo Decreto Nº 19.844  de 03 de maio e 2024, que altera o Decreto nº 18.377, de 15 de agosto de 2019, a Comissão Municipal da Agenda Ambiental na Administração Pública-A3P passa a ser integrada pelos seguintes representantes: http://www.riopreto.sp.gov.br/DiarioOficial/Diario.action .

Reuniao A3P Geral - foto Ivan Feitosa.jpegReuniao A3P Leila - Foto Ivan Feitosa.jpeg