REFERÊNCIA

Comitiva de Sertãozinho visita o Complexo Municipal de Reciclagem

Secretária Municipal de Meio Ambiente de Sertãozinho compareceu acompanhada de integrantes de cooperativa de reciclagem

Por:

Marisa Amorim

Visita Usina Reciclagem.png

Comunicação Social

Uma comitiva de Sertãozinho – Região de Ribeirão Preto –, liderada pela secretária Municipal de Meio Ambiente, Gabriela Toniello Sanches, visitou o Complexo Municipal de Reciclagem de Rio Preto, na semana passada. O grupo, composto também por assessores e representantes da Cooperativa de Catadores de Sertãozinho (Coopercol), teve a oportunidade de explorar as instalações e processos do complexo.

Arnô Della Líbera Júnior, secretário de Serviços Gerais de Rio Preto, guiou os visitantes através da usina de asfalto e da fábrica de artefatos, destacando o uso de resíduos da construção civil em diferentes produções. A comitiva recebeu explicações detalhadas sobre os procedimentos de reciclagem em curso no complexo.

Durante a visita, os participantes tiveram a oportunidade de observar de perto os diversos processos envolvidos na transformação de materiais reciclados em mais de 50 tipos de artefatos de concreto. Os materiais beneficiados e transformados em agregados têm diferentes destinações, desde a compactação de estradas até a produção de objetos como guias, tubos e bancos, utilizados em obras públicas municipais.

Gabriela expressou sua gratidão, em nome do prefeito de Sertãozinho, Juninho Gaspar, pela oportunidade de conhecer a experiência de Rio Preto. Ela afirmou que os conhecimentos adquiridos serão valiosos para o planejamento de um projeto similar em Sertãozinho, enfatizando a importância de iniciativas sustentáveis.

Além disso, Della Líbera explicou os processos de reciclagem em detalhes e apresentou os produtos da fábrica de artefatos, reforçando o convite para futuras visitas da equipe da Secretaria de Meio Ambiente de Sertãozinho e dos membros da Coopercol – Edna Maria Fernandes de Souza, Ricardo Ferreira e Rolando Lázaro.