IGUALDADE RACIAL

Bianca Zaniratto

Atualizado:

eleicaoconselhoafro_site.png

Eleição teve participação de 112 votantes. Foto: Bianca Zaniratto/Pref. Rio Preto

Com 70 votos, a candidata Ariadne de Oliveira Teófilo obteve a titularidade do Segmento Ensino e Pesquisa do Conselho Municipal Afro de São José do Rio Preto (CMA), para o biênio 2023-2025. A suplência ficou com Wellington Felipe de Castro, que conquistou 35 votos. A eleição de vacância aconteceu no último sábado, 22/6, no auditório da Biblioteca Municipal e contou com a participação de 112 votantes.

Além das definições no Segmento Ensino e Pesquisa, a eleição de vacância escolheu a suplente do Segmento Mulheres. A vaga ficou com a candidata Camila Bernardo dos Santos Roque, com 76 votos. A segunda colocada foi Ana Paula dos Santos, com 27 votos. As candidatas Jozimara Assunção Camila Alves e Tainara da Silva Cavalcante obtiveram seis e dois votos, respectivamente. Houve um voto em branco no Segmento Mulheres e sete, no Segmento Ensino e Pesquisa.

Para Ariadne, psicopedagoga com formação na área de educação inclusiva, ser conselheira do Segmento de Ensino e Pesquisa traz o engajamento para a promoção da igualdade racial dentro dos espaços educacionais. “Sinto-me muito honrada por agregar meus conhecimentos junto ao Conselho Afro. A educação é uma das forças mais poderosas e transformadora que moldam a sociedade, desempenhando um papel fundamental na formação de indivíduos, na construção de valores e na promoção da igualdade e no desenvolvimento de uma sociedade mais progressiva.” Atualmente, a profissional atua no Instituto AMAA.

Comissão eleitoral

equipe eleicao vacancia.jpg
Beta Cunha, Claudionora, Élida e Bianca: comissão

Além da presidente do CMA, Claudionora Elis Tobias, participaram do pleito as conselheiras Roberta dos Santos Cunha, Élida Cristina dos Santos e Bianca Giordana Zaniratto, membros da Comissão Eleitoral de Vacância.

“Analiso de uma forma muito positiva a eleição de vacância do último final de semana para os Segmentos Ensino e Pesquisa e Mulheres, nos quais havia vagas em aberto. O número de candidatos chamou nossa atenção, assim como o total de votantes surpreendeu. Isso é combustível para quem já está na linha de frente e demonstra que estamos no caminho certo para que as políticas públicas de equidade social se fortaleçam no nosso município e cheguem para as pessoas que mais precisam. Então, temos de celebrar esse resultado, pois nos fortifica para mais ações afirmativas e para que Rio Preto se torne referência em questões de igualdade racial e combate à discriminação racial”, afirma a presidente do CMA, Claudionora Elis Tobias.

A eleição começou às 9h e os portões foram fechados ao meio-dia. A vice-diretora do Iblice/Unesp, Mônica Abrantes Galindo, compareceu para registrar seu voto. “Os conselhos municipais são de extrema importância, pois possibilitam uma aproximação com o poder público, para que a sociedade possa sugerir ações e pleitear demandas. Quando pensamos no Conselho Afro, temos de considerar as questões ligadas aos afro-brasileiros descendentes em relação ao racismo, às oportunidades, à valorização da nossa cultura e do nosso trabalho, assim como da nossa presença no Brasil hoje.”