Coordenadores pedagógicos das OSCs participam de formação continuada na Swift

A formação continuada almeja o alinhamento das ações com a rede municipal de ensino

Por:

Comunicação Social

IMG-20230526-WA0033.jpg

Comunicação Social

O Complexo Swift de Educação e Cultura recebeu nesta sexta-feira, 26 de maio, coordenadores de Organizações da Sociedade Civil (OSCs) para a realização de formação contínua pela com equipe da Secretaria Municipal de Educação (SME).

No total, participaram do encontro 24 entidades parceiras da Prefeitura, instituições que atendem os alunos em contraturno. Todo o esforço é para proporcionar ao aluno matriculado na rede um desenvolvimento integral, com acompanhamento de qualidade das parcerias.

A formadora de professores da área de Língua Portuguesa, Katiuce Lopes Justino, explica como é realizado o processo de formação. “Essa é uma formação continuada, nós estamos já há alguns encontros criar uma identidade com as parcerias alinhada com a proposta da rede dentro da perspectiva do coordenador pedagógico. Então hoje estamos aqui estudando um texto teórico e socializando as relações entre esses dois mundos para tentar qualificar e melhorar sempre para o aluno atendido que é o mesmo, aquele que se matricula na escola e aquele que também é atendido por essas organizações”.

As OSCs – organizações da sociedade civil – a partir de termo de colaboração com a Prefeitura, por meio da Educação, para atendimento dessas crianças no contraturno escolar, conforme Lei Federal nº 13.019/2014.

Para Vanessa Floro, coordenadora da Instituição Educacional Casa da Criança, esse momento é um divisor de águas para todas as entidades. “Eu falo por mim, pela minha experiência de mais de 16 anos na instituição. Antes nós não tínhamos essa visibilidade, não éramos olhados com esse cuidado enquanto coordenadores das Oscs. Então esse trabalho faz toda a diferença porque estamos sendo olhados, estamos sendo ouvidos, estamos tendo um grupo de pessoas pensando nas nossas necessidades, isso é maravilhoso, é um marco enquanto instituição”.

A Instituição Educacional Casa da Criança, onde Vanessa trabalha, atende mais de 160 crianças no contraturno escolar realizando atividades em parceria com a Educação. Hoje os esforços estão concentrados na recomposição de aprendizagem de conteúdo escolar, alinhados com as propostas pedagógicas da rede municipal de educação.

Texto e foto: Cristiano Furquim / Secretaria de Educação