PESQUISA ECONÔMICA

Dados da Aquishow validam Rio Preto como anfitriã de grandes eventos

Visitantes da feira movimentaram economia da cidade, que tem boa estrutura hoteleira e de serviços

Por:

Daniel Martins

Atualizado:

Coletiva Abertura Aquishow.jpg

Fabrício Spatti / SMCS

Pesquisa realizada com participantes da Aquishow valida a vocação de São José do Rio Preto como anfitriã de grandes eventos: a movimentação econômico-financeira ocasionada pela feira, realizada entre os dias 21 e 23 de maio, chegou a R$ 7,9 milhões em 2024, um aumento de 92% em relação ao ano anterior (R$ 4,1 milhões).

Considerada o maior evento de aquicultura do Brasil e um dos principais da América Latina, a Aquishow contou com público aproximado de sete mil visitantes. “Rio Preto demonstra, mais uma vez, sua viabilidade do ponto de vista econômico, por conta de toda a logística e dos serviços que a cidade oferece. Os números refletem isso”, afirma o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Negócios de Turismo, Jorge Luis de Souza.

Os setores de hospedagem e alimentação foram os principais beneficiados pelo impacto financeiro da Aquishow. A pesquisa projeta que a feira movimentou R$ 5,5 milhões com hotéis em 2024, valor 89,7% maior que o registrado em 2023 (R$ 2,9 milhões). Nos restaurantes, o consumo subiu de R$ 517 mil em 2023 para R$ 1,6 milhão em 2024, um aumento superior a 209%.

O levantamento também registrou o crescimento aproximado de 17% no ticket médio de consumo de cada participante na feira, passando de R$ 676,53 em 2023 para R$ 789,32 em 2024. O impacto para os shoppings foi avaliado em R$ 619 mil e, para os bares, em R$ 90 mil.

“Mais uma vez, os dados consolidam Rio Preto como uma cidade importante para grandes eventos. Agora foi a Aquishow, mas teremos em breve um grande congresso médico. Já contamos também com realizações como o OBA Festival, o Country Bulls e eventos religiosos. Aqui, os visitantes contam com um belíssimo aeroporto, uma rede hoteleira de primeira linha e ótimos serviços de transporte, entre outras vantagens”, complementa Jorge.

As entrevistas da pesquisa foram realizadas de maneira presencial, com os participantes da feira. Pelo menos 5 em cada 10 participantes eram turistas, sendo que 40% deles ficaram ao menos dois dias na cidade. Dos entrevistados, 82% declararam ficar em hotéis durante o evento. Metade dos participantes veio ao evento com pelo menos um acompanhante. Os visitantes informaram a intenção de conhecer restaurantes (57%), shoppings (28%) e bares (14%). Os dados completos da pesquisa podem ser conferidos abaixo.

Pesquisa Aquishow 2024