IGUALDADE RACIAL

Depir promove capacitação com motoristas de ônibus

Cerca de 60 condutores da Circular Santa Luiza participaram do letramento racial

Por:

Bianca Zaniratto

Atualizado:

capacitacaodepirsantaluzia.png

Comunicação Social

A Secretaria da Mulher, Pessoa com Deficiência e Igualdade Racial de São José do Rio Preto, por meio do Departamento de Promoção da Igualdade Racial (Depir), promoveu capacitação para cerca de 60 motoristas da Circular Santa Luzia.

O objetivo é conscientizar os funcionários a respeito da dinâmica do racismo, das relações étnico-raciais e sociais e da legislação para combater os crimes resultantes do preconceito de raça e de cor. A capacitação ocorreu na sede da empresa.

“Promover o letramento racial para as pessoas que trabalham diretamente com o público é importantíssimo porque ajuda a reconhecer e repensar os comportamentos racistas, assim como auxilia na informação de como proceder se o motorista presenciar ato racista contra um passageiro ou colega”, afirma a psicóloga Márcia Grassiano, responsável pelo Depir.

SOS Racismo

Além da disseminação do letramento racial, grupos reflexivos e capacitações auxiliam na divulgação do serviço SOS Racismo, mantido pela Prefeitura para receber denúncias relativas a preconceito de raça, cor, origem e religião. “Quando recebemos uma denúncia, a equipe técnica faz toda a orientação e dá todo o suporte e, se necessário, acompanha a vítima na delegacia ou Ministério Público, para que haja o registro formal e a responsabilização em relação ao crime”, orienta Márcia.

O Depir também oferece grupos reflexivos e capacitações para empresas e organizações. A Associação de Reintegração Assistencial (ARA) é parceria na ação. Mais informações pelos telefones (17) 3222-2041 (ramais 224 e 225), diretamente pelo (17) 3234-3283 ou pelo WhatsApp (17) 99735-8607.