Lei Paulo Gustavo

Série de vivências promove brincadeiras tradicionais

Educar Ancestral realiza circuito de atividades inspiradas na cultura dos povos indígenas, Akauã será realizado em três locais a partir deste sábado (13/4)

Por:

Josy de Sá

Akaua divulgação.jpg

Comunicação Social

A coletiva Educar Ancestral promove evento voltado para crianças e seus familiares, que tem como proposta a valorização de formas tradicionais de brincar. Trata-se do Akauã – Cantos e encantos em movimento, uma série de vivências que serão realizadas em três pontos distintos da cidade a partir deste sábado (13/4).

Segundo as educadoras Neny Luá e Gizele Juá, fundadoras da Educar Ancestral, Akauã se constitui em um espaço de brincadeiras tradicionais baseadas na cultura dos povos originários, promovendo a arte e o contato com a natureza para crianças, jovens e adultos.

O nome do evento faz referência a um pequeno gavião comum na região do nordeste, o Akauã, que simboliza os pertencimentos étnicos-culturais indígenas das educadoras do Educar Ancestral. “Trabalhamos com a possibilidade de experimentar o brincar de forma intuitiva e autônoma, em que as crianças são incentivadas a experimentar diferentes estações de brincadeiras tradicionais”, explicam.

As ações do projeto tiveram início no último mês com difusão da  cultura indígena entre os educadores e a comunidade de São José do Rio Preto por meio da Mostra Educar Ancestral, que teve participação dos educadores alagoanos Idiane Crudzá e Kawrã Florência, da etnia Kariri-Xocó.

O circuito de brincadeiras do Akauã que tem início no sábado, 13/4, envolve sete estações:

1- Erá (casa): estimula a imaginação por meio do ato de cozinhar, com elementos como cuias de coco, folhas, flores, milho, mandioca em diferentes estados, bucha vegetal e bacia de alumínio com água.

2- Tatus, tatos e texturas: estimula a imaginação por meio da manipulação da argila, usada pelos povos indígenas para a confecção de objetos variados.

3- Arte natural: o exercício do desenho livre em interação com a natureza, envolvendo tinta guache, pinceis, pigmentos de diferentes vegetais, entre outros elementos.

4- Oficina de fanzine: incentiva a construção de um livreto de histórias inspirado no tema “mãe natureza”.

5- Tempo de histórias: desenvolve o contato com a leitura, principalmente de histórias indígenas escritas por autores indígenas.

6- Jogos e atividades tradicionais: envolve uma série de brincadeiras tradicionais que trabalham valores e tradições dos povos indígenas.

7- Sons ancestrais: experimentação em torno dos sons de diferentes instrumentos de origem indígena, como agogô, ocarina, tambor, caxixi, maracá e chocalho de olho de boi.

As vivências do Akauã serão realizadas em três locais de São José do Rio Preto, sempre das 10h às 12h: Praça do Tarraf (13/4), Parque Ecológico Danilo Santos Miranda (20/4) e Parque Ecológico Dr. Joaquim de Paula. A entrada é de graça.

A série de vivências do Akauã – Cantos e encantos em movimento foi viabilizada pelo fomento da Lei Paulo Gustavo, por meio Secretaria Municipal de Cultura de São José do Rio Preto, Ministério da Cultura e Governo Federal.

Confira a programação