GIRO NA HISTÓRIA

Episódio 11 revela os povos indígenas que dão nomes às ruas da cidade

Material didático disponível para rede é desenvolvido pela Secretaria de Educação

Por:

Cristiano Furquim

Cópia de foto destaque - 800x450 - 2023-12-06T150724.263.png

Comunicação Social

Você sabia que aqui em Rio Preto algumas ruas levam o nome de povos indígenas? Pois é este o tema do episódio 11 do projeto Giro na História que já está publicado no canal da Secretaria Municipal de Educação (SME) no YouTube.

O Giro na História é um material didático desenvolvido pela equipe de formação da SME sob a coordenação dos professores Danilo Ferrari, Caio Ferreira e Bruna Gaspar.

O projeto contempla lugares de memória que fazem parte da história de Rio Preto e todas as 44 escolas municipais de Ensino Fundamental podem ter acesso ao conteúdo sugerido para as turmas de 4º e 5º anos.

No episódio 11 a equipe do projeto mostra quais são os povos indígenas que dão nome a algumas ruas de Rio Preto. O vídeo conta ainda com roteiro didático para uso em sala de aula e todo o material pode ser encontrado no site da Educação (confira os links abaixo).

No novo capítulo, que já está no ar, é possível conhecer os grupos indígenas que dão nome às ruas da cidade, como por exemplo a rua Travessa Guaranis, localizada no bairro da Redentora. Os guaranis estão em diversos países da América do Sul e viviam aqui na nossa região bem antes da chegada dos colonizadores.

Conheça essa e outras histórias assistindo os vídeos produzidos pela equipe de formação da SME.  É pelo estudo da história que nós podemos entender a evolução das sociedades, suas conquistas e dificuldades, e as lições que podemos extrair dessas experiências.

Conhecer o passado e contextualizá-lo adequadamente nos permite compreender o presente em toda a sua complexidade.  Um olhar crítico e reflexivo sobre os eventos que moldaram a nossa sociedade.

Canal da SME no YouTube

Material produzido está disponível à comunidade e pode ser conferido no canal da SME.

>>> Link da proposta pedagógica e apresentação do Giro na História

> O 1º episódio mostra quem são as pessoas que dão nome às ruas do centro de Rio Preto

> O 2º episódio é uma continuação dos nomes das ruas do centro de Rio Preto (Parte 02)

> O 3º episódio é sobre os nomes das ruas do bairro Jardim Paulista