• Prefeitura de São osé do Rio Preto

Espetáculo marca encerramento do ano para alunos da educação especial

Alunos se apresentaram no Teatro Paulo Moura; peça contou a história de um príncipe que descobre o mundo através dos livros

Por:

Josy Caetano

foto destaque - 800x450 (76).png

Comunicação Social

O Teatro Paulo Moura recebeu na noite de quinta-feira, 23, uma apresentação teatral especial com alunos da rede municipal de ensino, que fazem parte do Projeto Arte em Rede, com apoio da Secretaria Municipal de Educação.

Participam do projeto alunos atendidos pelo AEE (Atendimento Educacional Especializado), Cedet (Centro para Desenvolvimento do Potencial e Talento), além das escolas Prof. Adherbal Abrão dos Santos, Prof. Ezequiel Ramos e Roberto Jorge, convidadas a integrar a equipe.

A peça “A Busca” contou a história de um príncipe que tinha o sonho de conhecer o mundo e, com a ajuda de uma fada, encontra esta possibilidade dentro de uma biblioteca, através dos livros. A encenação, entre falas e danças contou com a participação de 95 crianças, alunos da rede.

“Estou um pouco nervoso, mas ensaiamos muito e o texto está na ponta da língua. Vai dar tudo certo!”, disse o protagonista da peça, Pedro Lucas Oliveira de Moura, de 10 anos, aluno da Escola Silvio de Melo pouco antes de entrar em cena.

A mesma ansiedade era compartilhada pela amiga Fernanda Casarin Capelin, de 11 anos, aluna da EM Roberto Jorge. “Estamos todos muito felizes. Essa noite está sendo um sonho para a gente, poder fazer essa apresentação neste teatro, com este camarim, estes figurinos. Vai ser inesquecível”, disse.

E realmente foi. O teatro estava repleto de pais, amigos e familiares que foram prestigiar a apresentação e estreia para a alguns deles. “Hoje estamos aqui para ver a nossa neta. É muito bom poder ver seu desenvolvimento, superando os medos, a timidez e subir neste palco. Ela sempre foi muito tímida e nem acreditamos quando ela disse que iria se apresentar neste teatro”, contou Ana Maria de Assis.

A secretária de Educação Fabiana Zanquetta esteve presente e agradeceu o apoio das famílias presentes. “A presença de vocês não só nesta noite, mas no dia a dia destas crianças é que faz com que o projeto cresça e o trabalho gere resultados. Continuem apoiando e incentivando, vocês são o maio exemplo que eles têm”, disse.

A peça teve roteiro e direção da professora Reni Trombi, produção da professora Daniela Honório, coreografia da professora Fabiana Milani, cenário e adereços da professora Renata Campos e contou ainda com a participação para a interpretação em Libras da professora Rosa Carneiro, que permitiu que toda a peça fosse acessível para deficientes auditivos que estavam na plateia.

“Foram meses de trabalho intenso para que esta noite entrasse para a memória de todos que estão aqui. De alunos a professores, a ansiedade é a mesma e o desejo de fazer um belo trabalho também”, finalizou a roteirista, professora Reni.

Sobre o Projeto Arte em Rede

O trabalho começou em 2022, idealizado pela Gerência de Educação Especial da Secretaria de Educação. O objetivo é oferecer aos alunos da rede municipal de ensino aulas multidisciplinares de teatro, artes e dança, oportunizando assim o desenvolvimento das habilidades ligadas à comunicação, expressão e consciência corporal, organização de pensamentos e a empatia, que auxiliam nas relações e desenvolvimento das crianças.

De acordo com a gerente Carla Cristina Job, o trabalho é um desafio diário, com atendimentos individuais e coletivos, auxiliando cada um deles conforme sua necessidade. “A palavra que resume este espetáculo é superação. Cada um deles aqui nesta noite está oferecendo o melhor de si e nós, como gestores, ficamos muito orgulhosos e ver onde nossos alunos estão chegando. É muito gratificante”, disse.

Neste ano o Projeto contou com a uma parceria com Curso de Moda da UNIRP, que elaborou e confeccionou os figurinos do espetáculo, cujos tecidos foram doados pela Fiosul Têxtil e Lunelli Têxtil. Com a coordenação da professora Silmara Marsellane, os alunos do curso desenvolveram os modelos e produziram todos os figurinos utilizados na apresentação.

Desenvolvido por: Darok Viana | Comunicação Social

Prefeitura de São José do Rio Preto | MUNICIPIO DE SAO JOSE DO RIO PRETO - 46.588.950/0001-80

(17) 3203-1100 - Av. Alberto Andaló, 3030 - Centro, São José do Rio Preto - SP