GGI, Acirp e UFRJ apresentam projeto intersetorial para região do Centro

Grupo Gestor Intersetorial, Fórum de Sustentabilidade e universidade trabalham em parceria para planos de ação a médio e longo prazo

Por:

Comunicação Social

A região do Centro de São José do Rio Preto foi tema, nesta sexta-feira (20/8), de um encontro para apresentar projeto piloto e planos de ação desenvolvidos para este território, a partir de uma visão intersetorial. A iniciativa é executada em conjunto pelo Grupo Gestor Intersetorial (GGI) da prefeitura, o Fórum Permanente de Sustentabilidade da Associação Comercial e Empresarial de Rio Preto (Acirp) e a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), por meio de pesquisadores da área de Gestão e Inovação de Cidades Inteligentes.

Os integrantes do GGI foram convidados a participar da apresentação, feita pela socióloga e doutora em Planejamento Urbano e Regional Claudia Pfeiffer, da UFRJ. Também estiveram presentes no encontro on-line o vice-prefeito e secretário de Planejamento, Orlando Bolçone, o presidente da Câmara de São José do Rio Preto, Pedro Roberto Gomes, e o diretor de desenvolvimento metropolitano da Acirp, Germano Hernandes Filho, representando o Fórum de Sustentabilidade.

Com a coordenação do GGI e o Grupo de Trabalho Intersetorial (GTI) da região do Centro, foram levantados nos últimos meses os dados sobre o território, como os aspectos positivos e negativos. A partir daí foram traçados objetivos a alcançar e resultados a produzir no prazo de cinco anos. O plano projeta a região central revitalizada, ressignificada e humanizada.

Entre os resultados a serem produzidos estão melhorias na segurança, arborização, vida cultural, gestão de resíduos e mobilidade urbana, estímulo e valorização do comércio e a utilização efetiva das praças como espaços de convivência. A população em vulnerabilidade social também foi colocada nos desafios a serem superados, a fim de assegurar os direitos das pessoas em situação de rua e dar maior visibilidade às políticas públicas a elas direcionadas bem como reduzir a ocorrência de insegurança alimentar entre os idosos.

Com projeto intersetorial realizado, a região do Centro passaria a ser referência em desenvolvimento sustentável e modelo para o desenvolvimento dos novos projetos. Assim, os planos levantados a partir do trabalho intersetorial são agora encaminhados às secretarias municipais, órgãos e entidades parceiras para a produção de resultados e objetivos.

O GGI reúne representantes de toda a administração pública municipal de Rio Preto, que atuam integrados a grupos de trabalho intersetoriais relacionados às dez macrorregiões da cidade: Bosque, Centro, CEU das Artes, Cidade da Criança, HB, Pinheirinho, Represa, Vila Toninho, Schmitt e Talhado.

At.te,

Daniel Martins