Saúde

Laboratório móvel chama atenção de alunos e enriquece o estudo de Ciências da Natureza

Equipamento pode ser transportado possibilitando atividades escolares até mesmo ao ar livre

Por:

Comunicação Social

Alunos_LDM.jpg

Comunicação Social

Com a finalidade de dinamizar aulas e ampliar opções de conhecimento aos alunos da rede municipal de ensino, nesta semana, professores da Escola Municipal Lydia Sanfelice participaram de instrução sobre o uso do Laboratório Didático Móvel (LDM), adquirido pela Secretaria Municipal de Educação (SME).

Trata-se de um equipamento móvel que comporta materiais diversos e uma bancada que pode ser utilizada ligada à rede elétrica, atuando como uma ferramenta para aulas práticas que envolvam, sobretudo, conteúdos de Ciências da Natureza.

O laboratório contém itens como microscópio, estereoscópio, globo terrestre iluminado, torço, esqueleto, tubos de ensaio e outras vidrarias, reagentes químicos e manuais ilustrados que fazem a correspondência entre as atividades propostas.

Além de potencializar o processo de aprendizagem de forma ativa, lúdica e natural, outra grande virtude do equipamento é que pode ser transportado, possibilitando atividades até mesmo ao ar livre.

Segundo a professora formadora da Secretaria Municipal de Educação Ayla Blanco Poltronieri de Oliveira, as 19 escolas que receberam o laboratório estão passando pela ação formativa com o objetivo de auxiliar no contato dos professores com o equipamento, para que eles conheçam o seu potencial e como a ferramenta didática.

“O vivenciar é muito diferente do ouvir falar, então o uso do laboratório traz para o aluno uma outra visão sobre a Ciência. O equipamento tem o potencial não só de ensinar conteúdos da área de Ciências da Natureza, mas também outros componentes curriculares como geografia, língua portuguesa e matemática”, diz Ayla de Oliveira.

Além disso, aproxima o aluno, as professoras e a comunidade escolar dos princípios e funcionamento da Ciência. “Em pleno século 21 a ciência está praticamente em todo lugar e é muito importante entender sobre ela”, completa.

Para Brenda Nathalia Lourenção Medeiros, professora do terceiro ano na Escola Municipal Lydia Sanfelice, participar da capacitação foi uma experiência gratificante.

“Achei muito interessante porque o treinamento mostrou pra nós, de forma simples e prática, coisas que antes pareciam muito mirabolantes, que só faziam parte do universo dos cientistas. Foi importante saber nós, como professoras, também podemos fazer uma série de experimentos em sala de aula com as crianças”.

Brenda também destacou que o Laboratório Didático Móvel serve para despertar o interesse das crianças, estimular a criatividade dos alunos. “Com o equipamento elas podem experimentar e vivenciar diferentes coisas. Gostei muito da aula e aproveitei cada segundo”, conclui a professora.

Magia em sala de aula

Segundo a professora Rosiane Andrade do Nascimento Melo, que leciona no 4° ano da Escola Municipal Daud Jorge Simão, o laboratório móvel faz muito sucesso e tem sido usado pelos alunos desde maio de 2022.

“É uma ferramenta que possibilita o experienciar, e as crianças têm a oportunidade de ressignificar suas hipóteses tornando o aprendizado muito mais completo. Os estudantes mostram interesse em explorar os objetos e as aulas se tornaram o momento mais aguardado da semana”.

Tatiana França Caparroz, também professora do 4º ano, compartilha a mesma opinião. “A reação dos alunos na primeira vez que viram o equipamento foi de estranheza e curiosidade. Não imaginavam que pudesse ter equipamentos e objetos relacionados aos experimentos ali dentro da escola, foi uma grande e boa surpresa”.

“Este ano, em Ciências iniciamos com o assunto microscópio, e foi de extrema importância ter o equipamento. O microscópio despertou a curiosidade dos alunos e já fizemos vários experimentos como observação das células da saliva. Os recursos possibilitam essa parte prática e contribuem para o desenvolvimento de uma postura mais investigativa. Aumenta o interesse e envolvimento das crianças”, explica a professora Tatiana.

De acordo com a professora formadora da Secretaria Municipal de Educação Ayla Blanco Poltronieri, do total de 19 escolas da rede municipal de ensino que demonstram interesse e acabaram contempladas com o Laboratório Didático Móvel, 15 já passaram pelo processo de formação continuada.

Estão em fase final de formação as escolas EM Rubens Cintra Damião, cuja ação foi marcada para o dia 5 de abril, EM Joana Casagrande Vinha, agendada para 12 de abril, EM Riscieri Berto para o dia 26 de abril e EM Luiz Jacob, com data a ser definida. Toda ação formativa continuada é promovida pela Gerência de Capacitação da Secretaria Municipal de Educação.

Além da formação continuada promovida pela Secretaria de Educação, está disponível para os professores da rede a formação EAD para a utilização do Laboratório ofertado pelo fabricante, assim como manuais de atividades práticas, de localização e mapa de localização dos itens do equipamento.

Texto: Cristiano Furquim/Secretaria de Educação
Fotos: Secretaria de Educação