No mês da Independência, Giro na História traz vídeos sobre o Império

Episódios mostram ruas da Vila Ercília que receberam nomes de personalidades do período imperial

Por:

Comunicação Social

Copia-de-foto-destaque-800x450-45.png

Comunicação Social

Já estão no ar os episódios 5 e 6 do projeto Giro na História, material didático desenvolvido pela equipe de formação da Secretaria Municipal de Educação (SME) sob a coordenação dos professores Danilo Ferrari, Caio Ferreira e Bruna Gaspar.

O Giro é um projeto sobre a história de São José do Rio Preto, voltado aos alunos da Educação Básica e à sociedade. As ações se desdobram em duas vertentes:

‘Materiais Didáticos’ elaborados para os alunos do Ciclo II (4º e 5º ano do Ensino Fundamental), que exploram a história dos lugares de memória da cidade (Swift, Mercado Municipal, Palácio das Águas, Biblioteca Municipal, Museu de Arte Primitivista e Estação Ferroviária).

E a outra vertente é a ‘História no Nome das Ruas’, onde, por meio de vídeos curtos, os educadores apresentam quem são as pessoas que nomeiam as nossas ruas e locais públicos. Esses nomes estão ligados à história do Brasil e à história de Rio Preto.

Nos episódios 5 e 6, o público poderá ver que muitas ruas da Vila Ercília receberam nomes de personalidades do Brasil Império. Os capítulos podem ser acessados por meio do canal da SME  no YouTube.

Neles, os espectadores poderão descobrir várias coisas, como: quais foram os indivíduos homenageados e o motivo de essas escolhas serem feitas, assim como o que podemos aprender sobre a história do Brasil e de Rio Preto analisando os nomes dessas ruas.

Para a realização das atividades pedagógicas, as escolas municipais também têm acesso a um roteiro de aprendizagem para contribuir com o desenvolvimento das habilidades do Currículo Paulista, que pode ser usado no final do Ciclo II ou no final do Ciclo III.

Secretaria de Educação no YouTube

Todo material produzido está disponível à comunidade. Os vídeos estão na plataforma do YouTube no canal da Secretaria Municipal de Educação (SME).

> Link da proposta pedagógica e apresentação do Giro na História

> O 1º episódio mostra quem são as pessoas que dão nome às ruas do centro de Rio Preto

> O 2º episódio é uma continuação dos nomes das ruas do centro de Rio Preto (Parte 02)

> O 3º episódio é sobre os nomes das ruas do bairro Jardim Paulista