INTERCEPTOR DE ESGOTO

Obra interdita ponte sobre o córrego Felicidade

O acesso às chácaras se dará pelo bairro Luz da Esperança

Por:

Tarciso Amorim

Cópia de Cópia de PORTAL HD (1280 x 720 px) (3).png

Comunicação Social

A passagem da ponte do córrego Felicidade, que liga a Estância Santa Helena à Estância Yvonne, na região Leste de Rio Preto, será interditada até o próximo dia 30 de março. A partir desta quinta-feira, 15/2, o Semae (Serviço Municipal Autônomo de Água e Esgoto) dá continuidade às obras de instalação de um novo interceptor de esgoto localizado na margem direita do córrego Mistura/Forquilha, beneficiando 20 mil moradores daquela região. O acesso às chácaras se dará pelo bairro Luz da Esperança.

O Semae entrou em contato com os moradores das chácaras atingidas, distribuindo panfletos informativos. Também foram instaladas faixas e placas orientando os moradores sobre a interdição da ponte do córrego Felicidade. O material contém informações sobre a intervenção, além de um mapa com a rota alternativa.

Dos 2,2 km de rede, a autarquia já finalizou a instalação de 1,8 km do novo interceptor. A obra faz parte da complementação do macrosistema de esgotamento sanitário de Rio Preto, sendo investidos R$ 2,6 milhões. Nos trechos em que as tubulações foram colocadas com as valas aterradas, a autarquia fez o devido reparo, compactando o solo da estrada rural. Os trabalhos seguem o cronograma estipulado no contrato, com a previsão de término para o mês de abril.

“Estamos nos antecipando ao crescimento demográfico de Rio Preto. A construção do novo interceptor vai proporcionar um ambiente seguro e planejado na região Leste do município, melhorando o sistema de coleta de esgoto. O investimento também visa a sustentabilidade do meio ambiente, uma vez a coleta do esgoto contribui para a manutenção da qualidade dos corpos hídricos. A autarquia vai trabalhar para que o trecho da ponte do córrego Felicidade seja finalizado antes do prazo estipulado”, declarou a diretora de Planejamento e Obras do Semae, Jaqueline Reis.

A implantação da nova tubulação permite que o esgoto gerado nas regiões de abrangência das bacias dos córregos, que vêm apresentando forte expansão ocupacional, possa ser tratado na Estação de Tratamento de Esgoto – ETE Rio Preto. O interceptor estará localizado na área de bacia de contribuição de aproximadamente 461 hectares.