TRABALHO E EMPREGO

PAT é inaugurado no Centro de Qualificação

Integração dos serviços na região Norte facilita atendimento à população

Por:

Marcella Moreira

Atualizado:

Atendimento no PAT.png

Fabrício Spatti / SMCS

Foi inaugurado na tarde desta segunda-feira, 24 de junho, dentro do Centro de Qualificação Profissional e Emprego da Secretaria do Trabalho de Rio Preto, o PAT - Posto de Atendimento ao Trabalhador.

Após operar por 35 anos no bairro Boa Vista, o PAT, serviço do governo estadual, se instalou no Centro para melhor atender a população.

“A parceria entre o município e o estado através da Secretaria do Trabalho e do PAT é de longa data. A integração física dos serviços materializa essa sinergia, que só melhora o atendimento à população”, destacou o prefeito Edinho Araújo.

O PAT já está atendendo no térreo do prédio que fica na avenida Mirassolândia, 1775, no Solo Sagrado.

“Ficou muito bom pro cidadão esse ponto que é fácil de chegar, com estacionamento, servido por várias linhas de ônibus, num prédio agradável e acessível”, comentou a diretora do PAT, Maria Cristina Alves.

Apenas neste primeiro dia de operação, o PAT atendeu mais de 120 pessoas, como Agda Gabriele, 21 anos. “Fiquei sabendo da mudança e vim dar entrada no meu seguro-desemprego. Achei muito ágil e simples”, compartilhou a moradora da região Norte.

“O Centro de Qualificação Profissional e Emprego é esse ecossistema que reúne todas as etapas da vida produtiva do cidadão. Temos aqui dentro oferta de cursos profissionalizantes, cursinho, formação de jovens, oferta de vagas, recrutamento de pessoal, entre outros”,
destacou o secretário da pasta, Rodrigo Demécio.

Junto com o PAT, também passou a operar no Centro o PEI - Polo de Empregabilidade Inclusiva, que trabalha a inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho.

Participaram da cerimônia o secretário de Planejamento, Willian Meque, os vereadores cabo Júlio Donizete e Karina Caroline, o deputado estadual Itamar Borges, representantes do Ministério Público do Trabalho, Senar, Senai, Sincomerciarios, Ares, Coopeve, Cooperlagos.

Busca do Flickr

Serviços ofertados pelo PAT

Os Postos de Atendimento ao Trabalhador (PAT) são uma rede de atendimento do Governo do Estado de São Paulo que concentra serviços gratuitos à população, sendo centros de referência das políticas públicas de geração de emprego e renda. Estão presentes em todas as regiões do Estado, inclusive em unidades do Poupatempo.

Os PATs fornecem informações e orientações ao trabalhador e auxilia os empregadores na busca de recursos humanos, promovendo o encontro de ambos entre quem procura emprego e quem tem uma vaga para oferecer, dentre outros serviços.

+ Intermediação de Mão de Obra – IMO

Promover a (re)colocação do trabalhador no mercado de trabalho por meio de buscas junto ao Sistema Nacional de Emprego – SINE, reduzindo os custos e o tempo de espera tanto para o trabalhador, quanto para o empregador.

+ Habilitação ao Seguro-Desemprego

O Seguro-Desemprego tem por finalidade promover a assistência financeira temporária ao trabalhador desempregado em virtude da dispensa sem justa causa. O serviço de habilitação do trabalhador para receber o benefício é realizado em todas as unidades do PAT.

+ Emissão de Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS)

O serviço de emissão da Carteira de Trabalho é oferecido em toda a rede de PATs do Estado de São Paulo.