Personalidades negras são tema do 4º episódio do Giro na História

Vídeo valoriza pessoas que contribuíram com a construção da sociedade rio-pretense

Por:

Comunicação Social

Copia-de-foto-destaque-800x450-5-11.png

Comunicação Social

O 4º episódio do Giro na História, material didático desenvolvido pela equipe de formação da Secretaria Municipal da Educação (SME), já está no ar no canal da secretaria no YouTube. Nesse novo capítulo os professores formadores Danilo Ferrari e Luana Passos apresentam algumas personalidades negras que dão nomes a locais públicos de Rio Preto.

Além de apresentar a identidade das pessoas que dão nome a ruas, os educadores também comentam sobre a importância dessa representatividade.

“O episódio 4 é um trabalho que está alinhado com a educação para as relações étnico-raciais conforme Lei Federal 10.639/03 e as Diretrizes Curriculares Nacionais. Fizemos um vídeo valorizando personalidades negras que contribuíram com a construção da sociedade dentro do contexto rio-pretense, mais próximo dos nossos alunos”, explica o professor Danilo Ferrari.

Ele acrescenta: “Mostramos por exemplo o caso do Pedro Amaral que foi um grande político no início da história da cidade, e do Antônio Pompeu, que foi um ator famoso, reconhecido nacionalmente, entre outros”.

Segundo a professora Luana Passos, o episódio sobre as personalidades negras fornece, a partir da memória do grupo afrodescendente de Rio Preto, a recuperação e ressignificação de um passado preservando as histórias como patrimônio da nossa cultura afro-rio-pretense.

“Giro na História é uma importante ferramenta que contribui para a memória de nossas personalidades rio-pretenses, tornando-as vivas, e para o combate ao racismo”, diz Luana.

O projeto Giro na História contempla lugares de memória da cidade que fazem parte da origem de Rio Preto e todas as 44 escolas municipais de Ensino Fundamental podem ter acesso ao conteúdo, que é sugerido para as turmas de 4º e 5º anos.

Além do vídeo, as escolas municipais têm acesso a proposta pedagógica para a utilização do conteúdo, o que contribui para o desenvolvimento das habilidades do Currículo Paulista, que pode ser usado no final do Ciclo II ou no final do Ciclo III, a depender do planejamento docente.

Canal da Secretaria de Educação no YouTube

Todo material produzido está disponível à comunidade.

Os vídeos estão no canal do YouTube da SME

Apresentação do projeto Giro na História