Prazo para inscrições no concurso da CGM começa nesta quarta-feira

Serão 100 vagas com salário e benefícios que somam até R$ 5,2 mil; provas objetivas estão previstas para 15 de setembro de 2024

Por:

Ademir Terradas

Concurso GCM.png

Ivan Feitosa / SMCS

O prazo de inscrições para concorrer ao cargo de Guardas Municipais – 3ª classe tem início nesta quarta-feira, 12/6. O valor da inscrição no concurso é R$ 69,30. A banca organizadora é a Fundação Vunesp.

Faça a Inscrição

A previsão no cronograma é de que a prova objetiva e a dissertação sejam aplicadas no dia 15 de setembro, um domingo. Para se inscrever, os candidatos precisam ter ensino médio completo, carteira nacional de habilitação nas categorias A e B, e idade entre 18 e 75 anos.

Serão 75 vagas de ampla concorrência, 17 para candidatos negros, cinco vagas para pessoas com deficiência e três para indígenas. O salário inicial é de R$ 2.897,33 e o município oferece auxílio-saúde (de até R$ 510,59); auxílio-alimentação (de até R$ 650,47); gratificação por atividade de risco (de R$ 579,47), e adicional de regime Especial de Trabalho (de R$ 579,47). Com isso, a remuneração total pode chegar a R$ 5.217,33.

Confira o edital

O certame contará com seis fases: prova objetiva de conhecimentos gerais e específicos (50 questões de múltipla escolha), prova dissertativa (redação), prova de aptidão física, avaliação psicológica, avaliação social e curso de formação. “É mais um passo importante no processo de valorizar e fortalecer a nossa Guarda Civil Municipal”, comentou o prefeito Edinho Araújo.

A banca organizadora do concurso é a Fundação Vunesp. “É fundamental, neste momento, o reforço do nosso efetivo, principalmente porque a GCM vem ampliando suas divisões de atuação para aumentar o alcance do nosso trabalho e a proteção aos munícipes”, avalia o secretário de Segurança Pública de Rio Preto, coronel Luís Henrique Di Jacintho Santos.

Isenção
Em atendimento à Lei Municipal nº 13.053 de 30 de novembro de 2018, poderá ser concedida isenção da taxa de inscrição para o concurso público aos candidatos doadores de sangue e/ou medula óssea, que realizaram a doação no período de até seis meses anteriores à data da inscrição no referido concurso público.

Guarda Civil Municipal
A Guarda Civil Municipal de Rio Preto completou, no mês de maio, 18 anos de existência. Institucionalmente criada por lei, em 2003, a corporação iniciou os serviços com a posse dos primeiros 75 guardas, no dia 26 de maio de 2006.

Atualmente, a corporação conta com 216 agentes distribuídos em nove divisões:

• Patrulhamento preventivo
  • Central de Videomonitoramento
  • Grupo de Operações com Cães (Canil)
  • Patrulha Maria da Penha
  • Grupamento de Trânsito