Prefeitura inaugura praça, ciclovia e pista de caminhada

Obras fazem parte de um projeto de urbanização no bairro João Paulo II

Por:

Marisa Amorim

Cópia de Cópia de PORTAL HD (1280 x 720 px) (18).png

Fabrício Spatti / SMCS

A Prefeitura de Rio Preto entregou nesta semana a praça Wilson Dias dos Santos e nova pista de caminhada no bairro João Paulo II. As obras, que têm como objetivo promover melhorias e mais qualidade de vida aos moradores da região, foram inauguradas no fim da tarde da segunda-feira (11/3).

A praça está localizada entre a avenida Aniz Ali Haidar e as ruas Cézar Pupim e Benedita Alvarina Severiano. No local, permaneciam pessoas que estavam em situação de vulnerabilidade social e que foram transferidas para moradias viabilizadas em projeto da Empresa Municipal de Construções Populares (Emcop).

A praça recebeu obras de contenção de água, rede de esgoto, pátio interno com piso estampado, e foi feito plantio de grama. A praça ganhou ainda um projeto especial de paisagismo e arborização com plantas ornamentais, incluindo dez mudas de árvores de médio e grande porte, além de várias mudas cedidas pelo Viveiro Municipal.

Foram instalados aparelhos de academia para todas as idades, iluminação em LED com postes altos, playground, lixeiras e bancos em concreto construídos a partir de material da Usina de Reciclagem e artefatos da Secretaria de Serviços Gerais.

Homenageado

A homenagem é um reconhecimento ao comerciante e morador do bairro Wilson Dias dos Santos, falecido em 2013, que sempre lutou por melhorias de infraestrutura na região. O homenageado nasceu em 19 de abril de  1954 na cidade de Icém. Mudou-se para São José do Rio Preto em 1970.

Em 1979, casou-se com Lurdes Barros dos Santos, com quem teve dois filhos, Jaqueline e Vagner. Mudou-se com a família para o bairro em 1987, quando ainda não havia nem asfalto. Wilson montou seu primeiro negócio, um açougue, e posteriormente abriu uma marmoraria que funciona até hoje e é administrada pela família.

O prefeito Edinho Araújo lembrou  durante a inauguração da praça, que “o nome de Wilson Dias dos Santos foi aprovado por maioria absoluta dos vereadores da Câmara Municipal, já que ele era muito conhecido,  amigo de todos, comunicativo e um homem de coração generoso. Foi um morador querido e sempre empenhado, que lutou por melhorias de infraestrutura e avanços do bairro, até o crescimento econômico  com a instalação de novos empreendimentos comerciais e habitacionais na região”.

A jornalista Jaqueline Barros, filha de Wilson, agradeceu a homenagem em nome da família e destacou a importância do local para os familiares. "Nos mudamos para o João Paulo II em 1987, quando as ruas ainda não haviam recebido nem mesmo o recape. A homenagem é uma forma de manter viva a história e o legado deixado pelo meu pai, que sempre ensinou os filhos sobre valores que o dinheiro não compra. Que este local seja ponto de encontro para muitas risadas e diversão".

Além dos familiares, participaram da inauguração os secretários municipais Zeca Moreira (Gabinete), Mário Soler (Comunicação),  Arno Delalibera (interino Serviços Gerais), Fabiana Zanquetta (Educação), Maria Cristina de Godoy Augusto (Mulher), Fábio Marcondes (Esportes) e Sérgio Issas (representando a Secretaria de Obras), assessores de diversas secretarias, deputado estadual Itamar Borges, os vereadores Bruno Moura, Jean Charles, Jorge Menezes e Odélio Chaves , o tenente-coronel da Polícia Ambiental, Alessandro Daleck, e representando a Secretaria de Esportes de São Paulo, Cristiane Jatobá.

Wilson Dias dos Santos faleceu em 2 de setembro de 2013, aos 59 anos de idade, deixando a esposa, e os filhos Vagner, Jaqueline e Gilmara (primeiro casamento), genros e nora e os netos Wilson Neto e Francisco, Maria Eduarda e Leandro.

Ciclovia e pista de caminhada

A Prefeitura de Rio Preto, por meio da Secretaria de Obras, também entregou à população do João Paulo II uma ciclovia e pista de caminhada.

Foi realizada a implementação de pavimentação e ciclovia na Avenida Aniz Ali Haidar, no bairro João Paulo II, entre as avenidas Danilo Galeazzi e Antônio Buzzini, com extensão de 1.000m.

Foi executada drenagem com 890 metros de galerias, pavimentação em 8.000m² e 650 metros de ciclovia interligando as avenidas Danilo Galeazzi e a Nelson da Veiga. A obra teve investimentos de R$ 2.502.140,17, com execução da empresa Constroeste Construtora e Participações Ltda.

53583499079_4d664556df_k.jpg
53583621230_ae7925993f_k.jpg