Restauração Ecológica

Rio Preto é premiada por plantar mais de 392 mil árvores

Prêmio Franco Montoro, na categoria Reflorestamento Urbano, foi entregue pelo Governo do Estado em São Paulo nesta quarta, 5/6

Por:

Josy de Sá

Atualizado:

WhatsApp Image 2024-06-05 at 12.00.44.jpeg

Comunicação Social

Rio Preto recebeu na manhã desta quarta-feira, 5/6, Dia Mundial do Meio Ambiente, o Prêmio Governador Franco Montoro 2024, no âmbito do Programa Município VerdeAzul, na categoria Reflorestamento Urbano (floresta urbana), com o projeto "Restauração Ecológica em São José do Rio Preto: Cumprindo Passivos Ambientais e Protegendo a Diversidade".

O projeto traz um compilado das ações de plantio de árvores desenvolvidas no município desde 2017. São consideradas as ações da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Urbanismo (Smaurb) e o Serviço Municipal Autônomo de Água e Esgoto (Semae).  Com a conclusão dessas ações até o final do ano, o município atingirá a marca de 392.794 novas mudas de árvores plantadas no período 2017-2024, representando um avanço significativo na restauração ambiental local de forma planejada para a recuperação (plantadas e manejadas). Além dos benefícios da restauração ecológica, a recuperação dessas áreas desempenhará um papel crucial em várias frentes ligadas a melhoria da biodiversidade.

A entrega do prêmio aconteceu em São Paulo, capital, no Parque Villa-Lobos, durante a Solenidade do Governo do Estado, em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente. A Secretária Municipal do Meio Ambiente e Urbanismo, Kátia Penteado, recebeu o certificado da premiação do governador Tarcísio de Freitas e da Secretária de Estado do Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística, Natália Resende.

Durante a solenidade, o governador anunciou um pacote de medidas para ampliar a resiliência climática das cidades paulistas. Entre as principais iniciativas, estão a criação de um comitê gestor e de um conselho estadual de mudanças climáticas e o lançamento da nova fase dos programas Integra Tietê e Rios Vivos, com investimento que ultrapassa R$ 300 milhões.

Saiba mais sobre o projeto "Restauração Ecológica"