EDUCAÇÃO E SAÚDE

Josy Caetano

Entrega de óculos.png

Fabrício Spatti / SMCS

Mais 65 alunos de escolas municipais receberam os óculos do Programa Meu Novo Olhar, uma parceria entre as secretarias de Educação e Saúde com apoio da Rede Mercadão dos Óculos.

As entregas oficiais aconteceram na manhã desta quinta-feira, dia 20/6, nas escolas Professor Riscieri Berto, no bairro Solo Sagrado, e Professor Francisco Felipe Caputo, no Parque Industrial.

O Prefeito Edinho Araújo esteve presente nas duas escolas acompanhado da secretária de Educação, Fabiana Zanquetta, da gerente do Programa Saúde da Família, Tatiana Libório e dos representantes da rede Mercadão dos Óculos, Jéssica Viana e Danilo de Oliveira.

“Esta é uma iniciativa de muita importância, não só por fornecer os acessórios aos alunos, mas por dar a oportunidade de diagnosticar de forma precoce qualquer anomalia. Sabemos que transtornos de visão prejudicam consideravelmente o aprendizado e, o quanto antes forem identificados, mais qualidade para os estudos é garantida à criança”, disse o Prefeito.

O Programa Meu Novo Olhar foi lançado em outubro de 2023, dando continuidade ao já existente Programa Saúde na Escola (PSE). Todos os anos, alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental passam por avaliações realizadas pelos Agentes de Saúde, que identificam possíveis alterações na visão das crianças.

“O PSE tem função importante de realizar uma triagem nos alunos em fase de alfabetização. Esta parceria com a secretaria de Saúde oferece suporte não só para as famílias, mas também para os professores, que muitas vezes são os primeiros a identificar qualquer necessidade através do comportamento do aluno em sala de aula”, completou a secretária Fabiana Zanquetta.

Busca do Flickr

Com a chegada do Programa Meu Novo Olhar, as crianças identificadas com alterações nos primeiros testes, são encaminhadas para consultas com oftalmologistas no Centro de Especialidades e, confirmada a necessidade do uso dos óculos, a Rede Mercadão fornece os acessórios.

Desde então mais de 17 mil crianças matriculadas na rede municipal de ensino passaram por avaliações e 250 alunos já receberam os óculos gratuitamente. “Eu sou muito grata ao programa porque foi através dele que descobrimos que o meu filho tinha problema de visão. A professora identificou na sala de aula e na primeira avaliação foi encaminhado para consulta com o médico. Realmente ele precisava dos óculos devido ao astigmatismo e miopia”, disse Cícera Caetana, mãe do aluno Pedro Antunes, de 11 anos.

Uma história parecida aconteceu com Laura Leonel de Oliveira, mãe de Murilo Leonel de Oliveira. “Meu filho reclamava de dores de cabeça, mas nunca soube nos explicar que tinha dificuldades para enxergar. Ele mesmo não tinha consciência que a visão não estava boa, para ele, a forma como enxergava, era normal. Mas ele foi diagnosticado com alto grau de astigmatismo e tudo aqui na escola”, finalizou a mãe.

As entregas dos óculos nas escolas foram acompanhadas pelo Deputado Itamar Borges e pela vereadora Karina Caroline.

Busca do Flickr