Região Central recebe audiência pública do Plano Municipal de Cultura

Encontro será no Jardim Suspenso do Terminal Urbano, na quinta-feira da próxima semana, 13/4, população é convidada a participar

Por:

Comunicação Social

Terminal-Urbano-Jardim-Suspenso-Piso-Superior.jpg

Comunicação Social

A Região Central de Rio Preto é a próxima a receber a audiência pública para a elaboração do Plano Municipal de Cultura de Rio Preto, ação que está percorrendo as 10 regiões do município para ouvir a população sobre o setor. O encontro será no dia 13/04, quinta-feira, às 19h, no Jardim Suspenso do Terminal Urbano Professor Manoel Antunes. O endereço é R. Bernardino de Campos, 2491 – Centro – piso superior.

Sobre a ação
A Prefeitura de Rio Preto, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (SMC) e o Conselho Municipal de Políticas Culturais (CMPC) lançaram o desafio para a população rio-pretense: a construção coletiva do Plano Municipal de Cultura (PMC), instrumento de política pública que norteará o setor no município pelos próximos 10 anos, transformando-se em lei municipal.

Toda a comunidade dos bairros que fazem parte da Região Central está convidada a participar para expor suas visões, ideias e anseios para a Cultura em seu território e para o município como um todo. Já foram realizadas reuniões nas Regiões Represa, HB e Cidade da Criança. Depois da Região Central, a próxima será a Região Schmitt, em maio.

Plano de Cultura
O Plano Municipal de Cultura (PMC) é um instrumento de planejamento estratégico, de duração decenal, que organiza, regula e norteia a execução da Política Municipal de Cultura na perspectiva do Sistema Municipal de Cultura – SMC. Tem por finalidade o planejamento e implementação de políticas públicas de longo prazo para a proteção e promoção da diversidade cultural brasileira. Os Planos Municipais de Cultura darão consistência ao Sistema Nacional de Cultura e constituem-se num instrumento fundamental no processo de institucionalização das políticas públicas de cultura no país.

Um vídeo informativo sobre o que é o Plano Municipal de Cultura, que apresenta o calendário das audiências públicas, com escutas que ocorrerão nas dez regiões de Rio Preto durante 2023 está disponível no site do PMC, riopreto.sp.gov.br/planodecultura.

Bairros da Região Central
A Região Central compreende os bairros Angélica II, Antonio Marques dos Santos, Boa Vista, Centro, Cherubini, Conjunto Habitacional São José do Rio Preto 11+12, Cruzeiro, Edson José de Jorge, Frederico Freitas, Jardim Alto Alegre, Jardim Alto Rio Preto, Jardim Alvorada, Jardim América, Jardim Americano, Jardim Analice, Jardim Bela Vista, Jardim Bordon, Jardim Canaã, Jardim Caparroz, Jardim Conceição, Jardim Congonhas, Jardim Estrela, Jardim Europa, Jardim Fuscaldo, Jardim Herculano, Jardim Maria Cândida, Jardim Moreira, Jardim Municipal, Jardim Novo Aeroporto, Jardim Paulista, Jardim Primavera, Jardim Regina Maura, Jardim Roseana, Jardim Rosely, Jardim Santa Rosa I, Jardim Santo Antonio, Jardim São Paulo, Jardim São Vicente, Jardim dos Seixas, Jardim Sônia, Jardim Susana, Jardim Vieira, Jayme Rosário, Lisboa, Loteamento Giachetto, Loteamento João Gonçalves da Silva, Loteamento Spínola Castro, Luiz Carlos Machado Campos, Mon Village, Parque Celeste, Parque Industrial, Paulo Nimer, Reinaldo Chiqueto, Residencial Joaquim Nabuco, Residencial Mançour Daud, Retalhamento José A. Tomazelli, Retalhamento Tarraf Filhos Ltda, Retalhamento Caparroz, Retalhamento Durival de Carvalho, Retalhamento Jaime Spínola Castro, Retalhamento Reis, Retalhamento Vânia Marta, Retalhamento Vila Nova, Roseiral, Santos Dumont, Vera Ligia, Vila Aeroporto, Vila Anchieta, Vila Angélica, Vila Aurora, Vila Bancária, Vila Boa Esperança, Vila Bom Jesus, Vila Córdula, Vila Cristina, Vila Curti, Vila Dias, Vila Diniz, Vila Diva, Vila Dório, Vila Elvira, Vila Ercília, Vila Esplanada, Vila Falavina, Vila Ferroviária, Vila Fioreze, Vila Gasbarro, Vila Goyos, Vila Guararema, Vila Ideal, Vila Imperial, Vila Ipiranga, Vila Itália, Vila Capitão Luiz Pinto de Morais, Vila Maceno, Vila Mafalda, Vila Mangini, Vila Maria, Vila Moná, Vila Mossoró, Vila Nossa Senhora Aparecida, Vila Nossa Senhora da Paz, Vila Nossa Senhora de Fátima, Vila Nossa Senhora do Carmo, Vila Novaes, Vila Progresso, Vila Redentora, Vila Santa Cruz, Vila Santa Izabel, Vila Santa Tereza, Vila Santo Antônio, Vila São Luiz Gonzaga, São Luiz, Vila Tonello, Vila Zilda e Villaggio São Judas.

Texto: Josy Mariano de Sá/Secretaria de Comunicação