AGRICULTURA E ABASTECIMENTO

Marcella Moreira

Restaurante Popular Alimenta Rio Preto.png

Ivan Feitosa / SMCS

O prefeito Edinho Araújo visitou na manhã desta terça-feira, 2/7, a obra do Restaurante Popular Alimenta Rio Preto, projeto da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento que vai atender população mais vulnerável com refeições pelo valor de R$ 1.

“Este é um projeto bem concebido, que une forças para alcançar uma importante realização. A Prefeitura garante o serviço público, a iniciativa privada investe no empreendimento e a verba parlamentar ajuda na realização”, comentou o prefeito com os presentes.

A construção do imóvel de 1.000 m2 é uma iniciativa do proprietário do terreno, que locará o prédio à prefeitura pelo período de 5 anos após a conclusão da obra, emissão de Habite-se e Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros – AVCB.

Com 70% do projeto concluído, o restaurante terá um salão de refeições de 700 m2, área capaz de receber até mil pessoas por dia.

Metade da lotação será de livre demanda a todos que desejarem, ao valor de R$ 1, e a outra metade, estará disponível aos serviços de assistência social para oferta de voucher gratuitos à população em situação crítica.

Evolução da obra

No momento, estão sendo construídos banheiros do público e vestiários dos funcionários. A próxima etapa será de concretagem piso e acabamento. A previsão para o início das atividades é setembro deste ano.

Os equipamentos para o Restaurante serão adquiridos por meio de emenda de R$ 600.000,00 destinada pelo deputado estadual Itamar Borges. A mobília e o maquinário serão instalados assim que a obra for entregue pelo construtor.

A manutenção geral ficará a cargo da Prefeitura, com investimento de recursos públicos na ordem de R$ 1.750.000,00.

“O Restaurante Popular agrega muito nas políticas públicas de segurança alimentar e nutricional de Rio Preto. Com localização estratégica, vai atender um público estimado em 145 mil pessoas na região Norte, onde estudo da Secretaria de Assistência Social identificou a necessidade da oferta de refeições acessíveis para pessoas idosas e famílias em que mães de crianças e adolescentes precisam se ausentar por conta do trabalho”, destacou o secretário de Agricultura, Pedro Pezzuto.

Iniciativa social

Cerca de 30 mil pessoas desse público vivem com renda individual mensal de até R$ 218,00, portanto em situação de pobreza conforme critérios do Ministério da Cidadania.

Em princípio, o Restaurante Popular Alimenta Rio Preto vai ofertar mil almoços, diariamente, de segunda a sexta-feira. O projeto fica na avenida Mirassolândia, esquina com a rua Odete de Andrade Rocha Mendes.

A visita técnica foi acompanhada pelo empresário Sérgio Marques, proprietário do imóvel, pelos secretários Israel Cestari (Obras), Jorge Luiz de Souza (Desenvolvimento) e Willian Meque (Planejamento), pelo já citado deputado estadual Itamar Borges, entre outros.

Sobre o Bom Prato

A implementação do restaurante popular Alimenta Rio Preto, próprio do município, não afeta o repasse de subsídio anual de R$ 150.000,00 ao Restaurante Bom Prato, projeto do governo de São Paulo gerido pela Associação Lar São Francisco de Assis na Providência de Deus. O Bom Prato seguirá atendendo o público na rua Pedro Amaral, 2.919, no Centro.