CONHECIMENTO E ARTICULAÇÃO

Reunião ampliada do CMAS debate rede de proteção social do município

Encontro realizado de forma virtual contou com a participação de aproximadamente 120 pessoas

Por:

Thayla Azevedo

Cópia de Cópia de PORTAL HD (1280 x 720 px) (4).png

Comunicação Social

Nesta sexta-feira, 21/6, foi realizada de forma virtual a Reunião Ampliada do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS), contando com a participação de aproximadamente 120 pessoas. Entre os presentes, estavam trabalhadores do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), beneficiários dos equipamentos públicos, além de representantes do poder público e de entidades parceiras.

O evento, que recebeu o apoio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), teve como tema central "Conhecendo a Rede de Proteção Social do nosso Município". Durante a reunião, foram debatidos diversos aspectos da rede de proteção social, ressaltando a importância do conhecimento e da articulação entre os diversos atores envolvidos.

“Este é um momento importante para levar informações essenciais sobre os serviços à população e à rede intersetorial. Gostaria de parabenizar todos os trabalhadores do SUAS pela sua dedicação e luta constante para manter os trabalhos. Agradeço também a participação de todos, que é fundamental para fortalecer ainda mais nossa rede de apoio", comentou a presidente do CMAS, Cris Lechado.

Na ocasião, ainda foram apresentados os serviços ofertados pelas Organizações da Sociedade Civil (OSC’s) e esclarecidas as dúvidas dos participantes, com o objetivo de compartilhar informações e ampliar o conhecimento de todos os envolvidos.

Os serviços foram apresentados pelo Projeto Aquário, pela Cooperlagos, pelo Instituto Nair Pereira e pela Associação Cumprir Social.

Conselho Municipal de Assistência Social

Os Conselhos de Assistência Social, como o CMAS, são espaços colegiados e deliberativos que promovem a interação entre a sociedade civil e representantes do governo. Esses conselhos têm o papel fundamental de debater, formular normativas e fiscalizar a execução dos serviços de assistência social realizados tanto pelo poder público quanto pelas Organizações da Sociedade Civil (OSC's) no município. Através dos Conselhos, concretiza-se a participação social, um direito assegurado pela Constituição Federal de 1988.