• Prefeitura de São osé do Rio Preto

INSS DIGITAL

Riopretoprev renova convênio com o INSS

Acordo de Cooperação Técnica garante atendimento à distância para servidores da Prefeitura de Rio Preto

Por:

Jaqueline Barros

Cópia de Cópia de PORTAL HD (1280 x 720 px) (59).png

Ivan Feitosa / SMCS

Na tarde desta sexta-feira, 14 de junho, o prefeito de Rio Preto Edinho Araújo, ao lado do secretário de Governo Jair Moretti, assinou a renovação do Acordo de Cooperação Técnica entre o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e o Regime Próprio de Previdência Social do Município de São José do Rio Preto (RIOPRETOPREV).

“Rio Preto foi pioneira na assinatura do convênio, firmado entre a Riopretoprev e o INSS em 2019. Hoje renovamos o documento, que tem validade de cinco anos. Temos 6 mil servidores ativos na Prefeitura e, quando eles precisam de uma certidão do INSS, para comprovar o tempo de contribuição, não precisam mais se dirigir até uma agência do Instituto, basta procurar a nossa autarquia”, explicou Jair Moretti, Diretor Superintendente da Riopretoprev.

O Acordo define as responsabilidades de cada parte, estabelece diretrizes para a execução de atividades e não envolve transferência de recursos financeiros.

“Mais uma vez a Riopretoprev é vanguardista no ramo previdenciário. A autarquia trabalha sempre pensando em melhorar o atendimento aos nossos servidores, usando a tecnologia a nosso favor”, destacou o prefeito Edinho Araújo.

As parcerias para envio de requerimentos online é um dos pilares da transformação digital que o INSS vem passando há alguns anos. Atualmente existem mais de 2,8 mil ACT ativos, estabelecidos com o INSS.

Bruno Veroneze Fernandes, gerente executivo do INSS Rio Preto falou sobre a parceria com a Prefeitura de Rio Preto, uma modalidade de atendimento que desafoga as agências do Instituto e facilita a vida dos servidores. “Serão emitidas na modalidade à distância documentos como Certidão de Tempo de Contribuição (CTC) e revisão de benefícios e certidões, requerimentos que serão posteriormente analisados pelo INSS, que tem a responsabilidade de reconhecer ou não o direito à percepção de benefícios e serviços solicitados”.

Além disso, o convênio irá permitir que a Riopretoprev realize, em favor dos usuários de sua área de atuação, prestação de serviços, informações, orientações, instrução e preparação de requerimentos, tudo de forma digital, reforçando o compromisso com a qualidade no atendimento e facilitando o acesso dos servidores aos serviços previdenciários.

Desenvolvido por: Darok Viana | Comunicação Social

Prefeitura de São José do Rio Preto | MUNICIPIO DE SAO JOSE DO RIO PRETO - 46.588.950/0001-80

(17) 3203-1100 - Av. Alberto Andaló, 3030 - Centro, São José do Rio Preto - SP