Secretaria de Educação investe na formação de equipe de escolas parceiras

Formação contribui para a reflexão das práticas que visam garantir o direito de todas as crianças

Por:

Comunicação Social

Copia-de-foto-destaque-800x450-17.png

Comunicação Social

O Transtorno Espectro Autista (TEA) foi o tema abordado em encontro formativo promovido nesta semana na Escola de Educação Infantil Formosa, parceira da Secretaria Municipal de Educação (SME). A ação ocorreu na última terça-feira, dia 12 de setembro, com a professora formadora Márcia Terashima, da equipe de Atendimento Educacional Especializado (AEE).

Com a presença de 20 professoras que atuam na instituição, o trabalho do tema teve o objetivo de capacitar os educadores para que eles possam contribuir com orientação às 164 crianças matriculadas em período integral sobre como lidar em situações do cotidiano que envolvam autismo.

Segundo a coordenadora pedagógica da creche, Margareth Semedo, a capacitação se deu visando ampliar a compreensão sobre TEA, conhecer mais sobre o desenvolvimento atípico e neurodivergente, sobre a formação do cérebro e do sistema nervoso, e principalmente levar o quadro de professoras a refletir sobre as práticas que podem contribuir com a garantia do direito de todas as crianças.

A professora Márcia Terashima conduziu a formação com base no livro ‘Autismo e Inclusão’ do autor Eugênio Cunha, em que as estratégias foram discutidas para capacitação dessas profissionais. São estratégias sobre como atrair a atenção das crianças atípicas para coisas que elas gostam, “aproveitando o centro de interesse nos quais elas sinalizam, permitir a regulação de comportamentos estereotipados, abaixar sempre na altura da criança, com falas claras e objetivas, estimular a interação social, respeitando as especificidades dessas crianças, criar vínculos afetivos, fortalecendo os laços entre professor e aluno, utilizar recursos visuais como quadro de rotina e atividades”, explica Margareth Semedo.

Esta formação acontece também no Complexo da Swift de Educação e Cultura, onde é ministrada pela professora formadora Carolina Ramos de Freitas Oliveira, da Gerência de Capacitação. O curso é voltado para diretores e coordenadores pedagógicos da rede municipal de ensino de Rio Preto.

“Grata a SME por disponibilizar às escolas parceiras formações que venham de encontro às necessidades cotidianas das unidades escolares”, diz a coordenadora pedagógica da escola Formosa, Margareth Semedo.

Texto e foto: Cristiano Furquim/Secretaria de Educação