DENGUE

Secretaria de Saúde seguirá protocolos do decreto estadual

Situação epidemiológica de Rio Preto indica que estamos iniciando um ano epidêmico

Por:

Comunicação Social

Combate à Dengue.png

Comunicação Social

A Secretaria Municipal de Saúde de Rio Preto informou nesta terça-feira, 5/3, que seguirá todos os protocolos estabelecidos no decreto do governo estadual de situação de emergência em razão do aumento de casos de dengue no Estado. Importante registrar que nenhuma morte foi registrada até o momento e que a situação epidemiológica da dengue em São José do Rio Preto indica que estamos iniciando um ano epidêmico, porém com a predominância do vírus Dengue 1, que já circula em nosso município desde o final da década de 1990  e causou as epidemias de 2010, 2015, 2016 ,2021, 2022 e 2023. Desta forma, há uma  menor suscetibilidade a esse sorotipo que a outros como o Dengue 2 ou Dengue 3, que estão sob monitoramento constante da Vigilância.

O município intensificou o monitoramento virológico juntamente com o Laboratório de Virologia da FAMERP desde 14 de dezembro de 2023 e vem  adotando ações  de controle do vetor  durante todo o ano, de acordo com as avaliações semanais dos casos.

Também  foram desencadeadas  as seguintes  ações mais específicas:

-    Mutirão da Limpeza e da Saúde nos dias 19, e 26 de janeiro nas áreas de abrangência do Solo Sagrado e Jaguaré, respectivamente;
-    Aplicação de Borrifação Residual Intradomiciliar em 30 Unidades Escolares, até 24/02 (a partir de fevereiro realizada somente aos sábados);
-    Aplicação de Borrifação Residual Intradomiciliar em 18 imóveis abandonados e fechados;
-    Intensificação para controle de vetores em 14 pontos considerados importantes para transmissão das arboviroses, durante o carnaval (hotéis, recinto, blocos, clubes, rodoviária);
-    Intensificação das ações de controle de vetores nas cinco UPAS (vistoria e nebulização);
-       Em processo de viabilização a  Campanha “Rio Preto Unida contra o Aedes” (8 etapas aos sábados).
A Secretaria Municipal de Saúde trabalha para garantir o atendimento assistencial a todos os usuários que procuram suas unidades.