Secretaria do Trabalho discute políticas públicas com Conselho Afro

Diálogo tem o objetivo de enfrentar a desigualdade racial no campo do trabalho e renda

Por:

Comunicação Social

conselho-afro-destaque.png

Comunicação Social

O secretário do Trabalho e do Emprego, Demécio da Silva, recebeu nesta sexta-feira (7) a visita de membros do Conselho Municipal Afro.

O foco da conversa foram as intenções relativas ao Fórum Afro RP, dentre as quais as necessidades da população negra em relação ao mercado de trabalho e qualificação profissional.

“Foram discutidas políticas públicas voltadas para população preta e parda. O conselho trouxe algumas solicitações e a secretaria apresentou alguns projetos que estão sendo encaminhados pela pasta que visam atender as demandas apresentadas”, disse o secretário.

Desigualdade racial no mundo trabalho

De acordo o estudo Síntese de Indicadores Sociais, realizada pelo IBGE, em 2019, a taxa de desocupação, um dos principais indicadores do mercado de trabalho, foi de 13,6% para pretos ou pardos e de 9,3%, para brancos.

Entre as pessoas ocupadas, o percentual de pretos ou pardos em ocupações informais chegou a 47,4%, enquanto entre os trabalhadores brancos foi de 34,5%. Entre as pessoas abaixo das linhas de pobreza, 70% eram de cor preta ou parda. A pobreza atinge mais as mulheres pretas ou pardas: 39,8% dos extremamente pobres e 38,1% dos pobres.

Pretos e pardos representam mais da metade da população brasileira (56,8%) e foram os mais prejudicados pelos efeitos da crise causada pela pandemia de coronavírus.

Texto: Marcella Moreira/Secretaria de Comunicação