• Prefeitura de São osé do Rio Preto

AEDES

Secretarias se reúnem para debater ações de combate às arboviroses

Medidas devem ser intensificadas no verão, estação em que casos aumentam

Por:

Letícia Greco

Secretarias se reúnem para debater ações de combate às arboviroses.png

Marcos Morelli / SMCS

A Secretaria de Saúde conduziu nesta terça-feira, 19/12, uma reunião com representantes das Secretarias de Educação, Fazenda, Meio-Ambiente, Defesa Civil, Comunicação Social e Serviços Gerais para debater ações conjuntas que visem à prevenção e combate às arboviroses, sobretudo dengue e chikungunya.

O objetivo é intensificar as medidas já realizadas e implementar outras, principalmente, com a chegada do verão, estação em que os casos das doenças costumam aumentar.

"Com a confirmação do subtipo três da dengue, precisamos estar preparados para cenários de epidemia em Rio Preto, no ano que vem, já que a população ainda não tem imunidade para esse sorotipo, bem como a possibilidade de aumento dos casos de chikungunya", afirmou a coordenadora da vigilância, Andreia Negri.

As ações de enfrentamento ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika, chikungunya e febre amarela continuam com fiscalização geral e em pontos estratégicos e imóveis especiais, visitas casa a casa pelos agentes de saúde, bloqueio e retirada de criadouros nos locais de casos positivos, nebulização com inseticida no raio de 150 metros dos casos positivos e atendimento de ouvidorias para denúncias de imóveis de risco.

Entre as ações propostas estão a continuidade do Mutirão da Limpeza e da Saúde, o fortalecimento de ações de educação ambiental, intensificação de fiscalizações, vistorias, entre outras. Também foi reativado o Comitê de enfrentamento aos Agravos à Saúde decorrentes de Fatores Ambientais, com representantes de todas as secretarias municipais. O Comitê volta a se reunir em janeiro.

Desenvolvido por: Darok Viana | Comunicação Social

Prefeitura de São José do Rio Preto | MUNICIPIO DE SAO JOSE DO RIO PRETO - 46.588.950/0001-80

(17) 3203-1100 - Av. Alberto Andaló, 3030 - Centro, São José do Rio Preto - SP