Avaliação pedagógica
Por:
Cristiano Furquim
Atualizado:
Comunicação Social
A Secretaria Municipal de Educação (SME) realizou quinta-feira, dia 30 de novembro, no Complexo Swift de Educação e Cultura encontro entre a equipe de formação e o trio gestor.
Grupos compostos por supervisores, diretores e coordenadores pedagógicos das escolas municipais de Rio Preto se reuniram para avaliar os trabalhos desenvolvidos ao longo de 2023.
A reunião possibilitou ao trio gestor - equipe que organiza e acompanha o trabalho pedagógico na escola em conjunto com a equipe técnica da SME e da equipe de capacitação -, analisar, discutir e refletir sobre os indicadores de contexto com foco nas aprendizagens e desenvolvimento dos alunos da rede.
“A oportunidade de revisar esses marcadores de contexto, explicitar a responsabilidade de cada esfera de atuação envolvida, contribui com a busca se soluções bem como de boas situações didáticas, que corroboram para os avanços em relação às aprendizagens”, explica a diretora pedagógica da SME, Deise Cardoso Maciel.
Para a supervisora de ensino da SME, responsável pelo setor Cidade da Criança / Central, Flávia Torres, o encontro serviu para que os profissionais da educação pudessem acompanhar o andamento da aprendizagem dos alunos.
“O encontro é importante porque reúne em primeiro lugar os três gestores da escola, o coordenador, diretor e o supervisor para analisar os resultados de uma avaliação externa para ver como está o andamento da aprendizagem das crianças. Essa avaliação dá um parâmetro para o planejamento do próximo ano e permite cotejar com os resultados da avaliação interna feita pela escola para pensarmos em novas ações, em novos projetos com objetivo de diminuir a defasagem das crianças “, informa Flávia Torres.
Segundo Flávia, esse ano foi muito desafiador, após a pandemia da Covid-19 a Educação passou por transformações significativas e enfrenta diversos desafios, sobretudo para crianças que estão no período de alfabetização, como explica a supervisora de ensino.
“Foi um ano que ainda tivemos resquícios da pandemia, defasagem de aprendizagem que eu acredito que a gente ainda vai carregar por alguns anos, por isso que eu entendo que essa avaliação foi importante, porque há muita heterogeneidade dentro da sala de aula e isso dificulta o trabalho do professor. Então precisamos investir na recuperação de aprendizagem dessas crianças”, diz Flávia Torres.