Mulher, PcD e I.R.

Cerimônia anual acontece nesta sexta-feira no CÉU das Artes, no bairro Lealdade

Por:

Comunicação Social

Lançado pelo Conselho Afro Brasileiro no dia 11 de fevereiro de 2006 o Troféu Fidelidade Aristides dos Santos se repete nesta sexta-feira, dia 18, às 17h30, homenageando pessoas dedicadas à luta negra, para abater o preconceito, estabelecer igualdade racial e proporcionar um futuro digno à comunidade afro.

Foi instituído pela lei municipal n°14.258, no dia 13 de outubro de 2022.

O evento é gratuito e aberto ao público no auditório do CÉU das Artes Aristides dos Santos Praça de Esportes e Cultura, um equipamento educativo da Prefeitura de Rio Preto. É promovido pela Secretaria da Mulher, Pessoa com Deficiência e Igualdade Racial, que agora conta com um reforçado Departamento de Promoção da Igualdade Racial – DEPIR.

A programação inclui apresentações culturais do Projeto Dançando – Cia de Dança WSD; apresentação do Grupo de Dança Projeto Paraíso Mundo Novo; e entrega da premiação para os 10 contemplados pelo troféu neste ano.

São eles: Antônio Afonso Felgueira Simão (presidente da Comunidade Angolana); Beta Cunha – atriz, diretora de teatro, arte-educadora e graduada em Psicologia Licenciatura e Bacharelado Clínica; a delegada Cristiane Cristina Pereira Brito (da Delegacia da Mulher); Denise Maria Ferreira (líder de coletivo afro, ativista e educadora); Ioná Santos Ribeiro Barbero (gerente da Rede Refúgio); Laerte Cunha (teve múltiplas profissões na carreira e incentivou a cultura teatral, sendo o primeiro negro do Grupo de Teatro Rio-pretense, de Nelson Castro; Mônica Abrantes Galindo ( professora na Unesp e ex-presidente do Conselho da Mulher); Olívia Maria Justo (professora, dançarina, arte-educadora); empresa Benitez e Ramos; e OAB – São José do Rio Preto.

A premiação é anual, para homenagear as pessoas, empresas, organizações e instituições que prestaram serviços relevantes à comunidade negra, atuando no combate ao racismo e à desigualdade étnico-racial, luta esta representada pelo nome que o troféu carrega: Aristides dos Santos, ilustre atuante em nossa cidade São José do Rio Preto.

Texto: Cecilia Demian/Secretaria da Comunicação