Qdenga

Vacinação contra dengue é provisoriamente ampliada

Com doses perto do vencimento, Rio Preto segue recomendação do estado para ampliar vacina para faixa etária de 4 a 59 anos

Por:

Letícia Greco

vacina-q-denga (1280 x 720 px) (22).png

Marcos Morelli / SMCS

A Secretaria Estadual de Saúde liberou nesta quarta-feira, 12/6, a ampliação da faixa etária para a vacinação contra a dengue para municípios que têm vacinas com vencimento em 30/6.

Rio Preto tem 2,8 mil doses em estoque, todas com essa validade. Tendo em vista a redução da demanda diária e a baixa adesão ao imunizante, a vacinação será provisoriamente ampliada para pessoas de 4 a 59 anos.

Em abril, a cidade recebeu 7.570 doses da vacina Qdenga, que protege contra os quatro sorotipos da dengue. A vacinação começou no dia 11/4 para crianças de 10 e 11 anos de idade, e, posteriormente, foi ampliada para adolescentes de 12 a 14 anos.

No último sábado, 8/6, sete unidades básicas de saúde ficaram abertas para vacinação contra poliomielite e dengue. Apenas 196 doses da Qdenga foram aplicadas, reforçando a baixa adesão.

"O Ministério da Saúde optou por iniciar a vacinação pela faixa etária de 10 a 14 anos, levando em conta os casos de maior gravidade da doença. No entanto, até agora, somente 20% do público-alvo foi vacinado. Por isso, vamos ampliar para toda a faixa etária contemplada pela vacina", disse a gerente de imunização da Secretaria da Saúde, Michela Barcelos.

O esquema vacinal da Qdenga é de duas doses, com intervalo de três meses entre elas. A vacina é contraindicada para pessoas alérgicas a algum componente do produto, imunocomprometidas, mulheres grávidas ou amamentando. Pessoas que tiveram dengue há menos de seis meses não devem ser vacinadas.

Para receber a vacina, é necessário apresentar documento de identificação, carteira de vacinação e comprovante de residência. As doses estão disponíveis em todas as unidades básicas de saúde de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 16h30. Na UBS Jaguaré/João Paulo II, o horário é ampliado até às 18h30, e na UBS Solo Sagrado, até às 19h.