PRIMEIROS SOCORROS

Voluntários da Defesa Civil participam de novo treinamento

Formação, realizada neste sábado, é parte de programação para manter o grupo ativo e preparado

Por:

Daniel Martins

Treinamento defesa Civil primeiros socorros.jpg

Grupo de voluntários vem de uma série de treinamentos (Foto: Colaboração/Defesa Civil)

A Defesa Civil de São José do Rio Preto promove neste sábado, 22/6, um treinamento sobre primeiros socorros para seu corpo de voluntários. Este treinamento faz parte de uma série de capacitações contínuas planejadas para 2024, com o objetivo de aprimorar as habilidades dos participantes em diversas áreas.

O treinamento vai abordar temas como tratamento de fraturas e ferimentos, e a importância da utilização de materiais improvisados em situações de emergência. “Essa é uma atividade destinada a um grupo de voluntários que já temos aqui, que vêm em um processo de aperfeiçoamento em diversas áreas”, explica o subtenente Márcio Albuquerque, chefe da Divisão de Prevenção a Incêndios e Primeiros Socorros.

Neste ano, a série de capacitações teve início em abril com uma etapa focada em técnicas de nós e amarrações. Neste sábado, será realizada a segunda fase. A terceira etapa está programada para agosto, com foco teórico em sobrevivência em situações de emergência. Em outubro, será realizada a última fase, que incluirá uma abordagem prática sobre sobrevivência.

Albuquerque destaca a importância da continuidade dos treinamentos: “A ideia é manter nosso grupo de voluntários da Defesa Civil ativo e bem treinado para situações de emergência.”

A iniciativa está em conformidade com o Plano de Contingência de Proteção e Defesa Civil e o Plano de Contingência para Ajuda Humanitária do município.