BALANÇO PARCIAL

Bem-estar Animal faz mais de 2 mil castrações no primeiro trimestre

Secretaria realiza mutirões, oferece transporte de animais de bairros distantes e mantém Centro de Castração

Por:

Bianca Zaniratto

mutirão site.png

Marcos Morelli / SMCS

A Secretaria do Bem-estar Animal de São José do Rio Preto finaliza o primeiro trimestre de 2024 com 2.209 castrações feitas em cães e gatos. O total de procedimentos de janeiro a março é relativo aos dois mutirões de castração, atendimento no Centro de Castração e Pet Móvel. Para este ano, a pasta tem capacidade para esterilizar quase 12 mil animais.

Além das duas ações já realizadas, estão programados pelo menos mais três mutirões para este ano, nos meses de maio, julho e setembro. As ações acontecem no Pet Park e atendem cães que estão na fila para castração, cujos tutores fizeram o cadastro online via Portal da Prefeitura (link abaixo), ou presencialmente nas unidades do Poupatempo e Prefeitura Regional Norte. No último mutirão, realizado de 25 a 28 de março, foram atendidos 448 cães, a maioria fêmeas.

O Centro de Castração, inaugurado em janeiro deste ano ao lado do Hospital Veterinário da Unirp, faz esterilização de segunda a sexta-feira. Entre janeiro e março, o local realizou 1.291 procedimentos de castração.

“Sempre é válido reforçar que a castração faz parte de um planejamento a médio e longo prazos. Só no mês de março, foram ofertadas mais de mil vagas para que a população possa esterilizar seu pet, cão ou gato. Esse é um número muito expressivo frente à realidade que encontramos em outras cidades, então, Rio Preto é um município que se destaca na oferta desse serviço. Somente por meio da castração vamos conseguir diminuir o número de animais nas ruas. Pedimos, portanto, que a população usufrua desse serviço oferecido pela Prefeitura”, afirma o secretário Diego Borges Lourenço.

Consolidação

A castração de cães e gatos é um dos pilares da Secretaria do Bem-estar Animal, ao lado das adoções, atendimento a denúncias de maus-tratos e educação com vistas à proteção animal. O serviço de consolida ano a ano, desde a criação da pasta, em agosto de 2022.

“Não basta apenas ofertar o serviço, temos de atender da melhor forma possível e municiar a população com informação e isso, cada vez mais, está sendo garantido nos mutirões e por meio do Pet Móvel. Com mais qualidade, ganhamos mais visibilidade e, com isso, a demanda aumentou. A nossa meta é instituir a castração de forma macro e ampliada para a população de Rio Preto”, afirma Diego.

O Pet Móvel é uma van adaptada usada no transporte de animais cujos tutores residem em bairros distantes e não teriam condição de levar esse animal até o Centro de Castração. Em março, o primeiro bairro atendido foi o Solidariedade. Agora, moradores das Estâncias São Carlos e San Carlo podem fazer o agendamento do pet.

Para solicitar a castração via online, basta acessar o link.