BEM-ESTAR ANIMAL

Pet Móvel atende Estância São Carlos

Moradores da localidade podem fazer o cadastro e agendamento da castração de cães e gatos

Por:

Bianca Zaniratto

Atualizado:

arte.jpeg

Ivan Feitosa / SMCS

A Prefeitura de São José do Rio Preto, por meio da Secretaria do Bem-Estar Animal, promove até esta quarta-feira, 3/4, cadastramento e agendamento de castração nas estâncias São Carlos e San Carlo. As localidades fazem parte da segunda ação do Pet Móvel, van adaptada para fazer o transporte de cães e gatos de bairros mais afastados até o Centro de Castração.

Para participar, basta levar documento pessoal com foto e comprovante de residência na Associação Residencial e Recreativa Estância São Carlos, das 9h às 16h. Nesse momento, não é preciso levar o animal, apenas fornecer informações básicas sobre o pet para a equipe da secretaria. O tutor assina um termo no qual se compromete a buscar o animal no horário agendado. Caso contrário, pode responder pelo crime de maus-tratos contra animais.

No momento do cadastramento, o tutor já sai com dia e horário para a castração do cão e do gato. No dia do procedimento, é preciso deixar o animal em jejum de alimento sólido e líquido nas oito horas que antecedem o procedimento. Nas primeiras horas da manhã, levar o animal na sede da associação e buscá-lo no meio da tarde, no mesmo local.

Parceira

O agendamento começou na manhã desta terça-feira, 2/4. No início da tarde, 65 cães e 15 gatos já estavam com a castração agendada. “O primeiro bairro atendido foi o Solidariedade e agora estamos nesse bairro de chácaras, localidade em que os animais precisam desse serviço de castração e de transporte, o que podemos oferecer por meio do Pet Móvel. Assim, conseguimos garantir a esterilização desses animais, evitando ninhadas indesejadas e cães e gatos abandonados pelas ruas”, afirma o secretário do Bem-estar Animal de Rio Preto, Diego Borges Lourenço.

A vice-presidente da Associação Residencial e Recreativa Estância São Carlos, Cláudia Lucas Maniscalco, parceira nessa etapa do Pet Móvel, comenta sobre a importância de os tutores usufruírem do serviço. “A castração é uma das medidas mais importantes para controle populacional de cães e gatos, seja em chácaras ou na cidade. Impacta na saúde dos pets e deixa os animais menos agressivos.”

A Associação Residencial e Recreativa Estância São Carlos fica na Estrada Boiadeira, 275, Estância São Carlos, na zona rural de São José do Rio Preto.

Arte: Moisés Júnior