BEM-ESTAR ANIMAL

Bianca Zaniratto

van adesivada_site.png

Comunicação Social

A Secretaria do Bem-estar Animal de Rio Preto deu início nesta segunda-feira, 11/3, ao funcionamento do Pet Móvel. O primeiro bairro contemplado é o Solidariedade. No total, essa primeira etapa irá atender 200 animais, sendo 142 cães e 58 gatos. Nos três dias de agendamento, no início do mês, 102 moradores do bairro solicitaram o transporte e a castração dos seus pets.

Os procedimentos foram agendados até o fim de março, de segunda a sexta-feira. Os tutores são responsáveis por levar o animal até o projeto social mantido pela Emcop no Solidariedade e retornar ao mesmo local no meio da tarde para buscar os pets. O Pet Móvel fará o transporte desses animais até o Centro de Castração. Tanto o deslocamento quanto o procedimento e a medicação pós-cirúrgica são gratuitos.

Nos dias 11, 12, 13, 14, 15, 20, 22, 25, 26 e 27 de março, o Pet Móvel vai transportar cães. Cerca de 15 animais serão atendidos por dia. Já nos dias 21 e 28 de março, quintas-feiras, será a vez dos gatos. Como o porte é menor, é possível transportar 40 felinos na van adaptada.

“Até agora, o balanço é superpositivo, pois além da quantidade, temos de prezar pela qualidade do serviço prestado. Poder alcançar esses animais que estão em bairros distantes, cujos tutores teriam dificuldade em fazer esse transporte, é muito importante e gratificante. A ação é extremamente benéfica, pois além de trazer ganhos à saúde dos caninos e felinos, certamente sem essa castração teríamos centenas de outros animais soltos pelas ruas do bairro futuramente”, afirma o secretário do Bem-estar Animal, Diego Borges Lourenço.

Responsabilidade

Durante o agendamento, o tutor se compromete a buscar o animal no horário combinado, também no projeto social. Caso não apareça, um boletim de ocorrência de maus-tratos será registrado. O crime prevê pena de detenção e multa. “Essa ação demanda responsabilidade da parte do poder público, mas também do munícipe, que deve estar atento ao dia e horários agendados, fazer o preparo do animal antes da cirurgia, assim como ministrar o medicamento pós-cirúrgico conforme orientação recebida”, diz Diego. O animal que será castrado deve ficar em jejum de alimentos sólidos e líquidos nas oito horas que antecedem a cirurgia.

Depois do Solidariedade, um novo bairro será escolhido, assim como um novo parceiro, para que o Pet Móvel possa atender aquela localidade.

agendamento_site.png
Agendamento de castração de animais no Solidariedade: mais de cem tutores compareceram. Foto: Ivan Feitosa/Pref. Rio Preto