BEM-ESTAR ANIMAL

Começa agendamento do Pet Móvel no Solidariedade

Bairro é o primeiro contemplado com transporte de animais para o Centro de Castração

Por:

Bianca Zaniratto

Pet movel_solidariedade.png

Ivan Feitosa / SMCS

A Prefeitura de Rio Preto, por meio da Secretaria do Bem-estar Animal, iniciou nesta quinta-feira, 29/2, o agendamento de castração no bairro Solidariedade. No dia do procedimento, os animais serão transportados até o Centro de Castração no Pet Móvel. Tanto o procedimento cirúrgico quanto o transporte, assim como a medicação a ser ministrada ao animal, são gratuitos. Cães e gatos a partir dos seis meses já estão aptos para adoção.

O agendamento acontece no projeto social mantido pela Empresa Municipal de Construções Populares (Emcop) no bairro, parceira do projeto. Nesta sexta-feira, 1/3, devem se dirigir ao local das 8h às 14h; e no sábado, 2/3, das 9h às 12h. Para o cadastro, os tutores devem portar documento pessoal com foto e comprovante de residência de São José do Rio Preto, além das informações básicas sobre o cão ou gato, como porte e peso aproximado. Não há necessidade de levar o animal para fazer o agendamento.

O secretário do Bem-estar Animal de Rio Preto, Diego Borges Lourenço, convida os tutores de cães e gatos do Solidariedade a fazer o agendamento. "Hoje Rio Preto dá mais um grande passo em prol da causa animal e fazer parte disso é uma satisfação. A soma de forças da Emcop, de todo o trabalho da gestão anterior e o apoio do Gabinete vai propiciar às regiões mais afastadas essa oportunidade concretizada pelo Projeto Pet Móvel para a locomoção dos animais. É importante reforçar também que o sucesso dessa campanha depende da participação da população e essa experiência inicial pode significar o crescimento dessa iniciativa, ampliando, em um futuro próximo o alcance e o número de animais transportados", afirma.

Responsabilidade

No momento do agendamento, o tutor é informado do dia e horário que deve levar o animal até o projeto para que seja transportado ao Centro de Castração, situação ao lado do Hospital Veterinário da Unirp. Os moradores são orientados em relação aos cuidados pré-cirúrgicos, como jejum de alimentos sólidos e líquidos nas oito horas que antecedem a castração.

No dia do procedimento, os animais devem ser entregues à equipe do Pet Móvel por volta das 7h30. No mesmo dia, por volta das 15h, os tutores devem voltar ao projeto para buscar os pets. Durante o agendamento, o tutor assina um termo de responsabilidade, se comprometendo a buscar o pet no horário determinado. Caso isso não aconteça, será registrado boletim de ocorrência de abandono e maus-tratos.
Para a autônoma Suzi Balbaki, 37 anos, o Pet Móvel é uma iniciativa “muito boa”. “Muita gente aqui do Solidariedade não tem como transportar os animais até o Centro de Castração e tem muito cão e gato aqui no bairro. Então, esse projeto vai ser excelente. Espero que a população participe”, afirma. Ela vai castrar quatro animais: dois cachorros e dois gatos. Os procedimentos foram marcados para os dias 11 e 21 de março, respectivamente.

O projeto social mantido pela Emcop fica na rua Esmeraldo Carolino, 1.154, Solidariedade.