BEM-ESTAR ANIMAL

Primeiro bairro contemplado com Pet Móvel é o Solidariedade

Veículo fará transporte de cães e gatos para o Centro de Castração; agendamento acontece entre 29/2 e 2/3

Por:

Bianca Zaniratto

Atualizado:

foto site.png

Marcos Morelli / SMCS

A Prefeitura de Rio Preto, por meio da Secretaria do Bem-estar Animal, dá início ao funcionamento do Pet Móvel. A van adaptada com caixas para animais vai fazer o transporte de cães e gatos entre bairros e o Centro de Castração. A primeira localidade contemplada será o Solidariedade. O serviço é gratuito e o agendamento deverá ser feito entre os dias 29 de fevereiro e 2 de março, no projeto social mantido pela Empresa Municipal de Construções Populares (Emcop) no bairro, parceira do projeto.

Após o cadastro, o tutor já vai sair com data e horário que deve levar o animal ao projeto para que seja transportado. No dia da castração, a recolha dos animais será por volta das 7h30 e a devolução, por volta das 15h. O agendamento está aberto para cães e gatos, machos e fêmeas. A castração será feita no Centro de Castração, localizado ao lado do Hospital Veterinário da Unirp.

Todas as instruções e informações serão fornecidos ao tutor no momento do agendamento, como o jejum de alimentos sólidos e líquidos nas oito horas anteriores ao procedimento cirúrgico. “É importante reforçar a responsabilidade do tutor, que vai assinar um termo comprometendo-se documentalmente a buscar o animal no local e horário determinados. Caso não apareça, vamos registrar boletim de ocorrência de abandono de animais, que é crime”, afirma o secretário do Bem-estar Animal, Diego Borges Lourenço.

O diretor da Emcop, Pedro Niemer Filho, destaca a importância da iniciativa. “Esse projeto social é superimportante para os moradores do Solidariedade, tanto o agendamento lá no bairro e depois o transporte dos animais até o local de castração e a entrega no bairro novamente. Contamos com o apoio e participação de todos.”

Agendamento

No dia 29 de fevereiro, quinta-feira, o agendamento será das 14h30 às 20h30. Na sexta-feira, 1/3, das 8h às 14h; e no sábado, 2/3, das 9h às 12h. Para o cadastro, os tutores devem portar documento pessoal com foto e comprovante de residência de São José do Rio Preto, além das informações básicas sobre o cão ou gato.

A van para transporte dos animais é climatizada e adaptada com gaiolas e caixas de transporte próprias para transportar cães e gatos. Em cada viagem, é possível carregar entre 15 e 17 animais, a depender do porte.

Após o Solidariedade, novo bairro será escolhido para ser contemplado com o Pet Móvel. A existência de um parceiro em cada localidade é imprescindível, porque é necessário ter um ponto de encontro, tanto para fazer o agendamento quanto para levar e buscar o animal.

“A responsabilidade e o sucesso desse projeto dependem tanto da Prefeitura quanto da população. Contamos com todos do bairro, pois castrar seu animal é a maior prova de amor que a gente pode fazer em prol dos pets”, afirma Lourenço.

O projeto social mantido pela Emcop fica na avenida Esmeraldo Carolino, 1.154, Solidariedade.

foto 1.jpg
Van adaptada para transporte de animais
foto 2.jpg
Secretário Diego Borges Lourenço